Wine Bar com ventilação natural | CasaCor
25 out, 2021 | Mostras, Comerciais, De 100 a 200 m2, Cidade

Fotos: Vinicius Santana/ Divulgação
Escritórios: Patricia Makhoul e Gustavo Dias
Área: 104m²
Local: CasaCor Ribeirão Preto
Ano: 2021
Nada melhor que estar em boa companhia, em um espaço agradável, apreciando um bom vinho. Os arquitetos Patricia Makhoul e Gustavo Dias buscaram esse tipo de experiência quando criaram este projeto para a CasaCor Ribeirão Preto, mas com algo a mais: o espaço deve garantir contato com o mundo exterior, com iluminação e ventilação natural. Abraçado pela natureza, o Wine Bar + Lavabo desperta todos os sentidos.
“Ao executar um ambiente, automaticamente assinamos com a nossa essência, transmitindo muito do nosso estilo. A composição desse projeto refletiu muito em nossa personalidade”, explicam Patricia Makhoul e Gustavo Dias. “Combinamos os aromas, os sabores, as texturas de cada pedacinho do ambiente, e a música trabalhando sonoramente para que quem visitasse se sentisse em casa”.
O projeto aposta na ventilação natural ao longo do dia, com uma área externa muito ampla circundada por um belo jardim. O teto curvo da área externa, em um design muito criativo, foi desenvolvido com painéis de MDF da Arauco. As peças, no padrão Nogueira Pecan, trazem um aspecto de elegância e robustez, ideal para a apreciação de bons vinhos.
A iluminação também é natural ao longo do dia, mas à noite o espaço conta luz artificial amarelada, num tom que traz a sensação de aconchego e acolhimentos em momentos de descontração. O contraste entre as cores escuras e elementos mais quentes harmoniza o ambiente e o torna mais cômodo.
A Arauco também se faz presente na marcenaria da adega. A peça foi produzida com o padrão Búfalo, de tonalidade mais escura e densa, que confere modernidade para o espaço. Além de ser funcional, armazenando as garrafas de vinho, a peça ainda conta com um porta rolhas, deixando ali recordações dos momentos em que as bebidas foram consumidas.
As cores do projeto primam pelos tons escuros, conferindo contemporaneidade e elegância. Os pontos de cores vibrantes ou neutras, como as flores decorativas e o balcão do bar, trazem equilíbrio. “Gostamos de aplicar a simetria, equilibrando o projeto para ter harmonia, criando estímulos sensoriais, utilizando os cincos sentidos da neuroarquitetura”, explicam os arquitetos.
Enquanto o Wine Bar é aberto e ajardinado, o Lavabo funcional é recluso e intimista. O espaço aposta nas cores escuras dos revestimentos para dar destaque aos elementos metálicos. A cuba de cor preta fica iluminada por uma arandela dourada e é sustentada por uma placa de aço corten. O lavatório foi concebido como um totem de dry wall, destacado da parede.
O que o espaço proporciona é descanso após um longo período em que estivemos distanciados uns dos outros. O Wine Bar + Lavabo Funcional é um projeto criativo, com ventilação natural e contato com a natureza, com atenção nos detalhes para que os vinhos pareçam ainda mais saborosos.




#publi
Deixar um comentário