Viagem pelo tempo com apartamento industrial e toques clássicos
07 nov, 2023 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade
Fotos: Luiza Schreier / Divulgação
Arquiteta: Maria Clara Carvalho
Área: 120m²
Local: Lagoa, Rio de Janeiro
Ano: 2023
Por meio de uma reforma completa, a arquiteta Maria Clara Carvalho (antiga sócia do Pílula Arquitetura) conseguiu transformar este apartamento de 120m² em uma verdadeira viagem pelo tempo com toque industrial.
Aproveitando o acervo antigo e clássico do casal Anette Schwartsman (artista plástica) e José Bezerra (investidor), o apartamento carioca debruçado sobre a Lagoa Rodrigo de Freitas ganhou ares industriais com toques vintage e muita personalidade. A ideia era que servisse como um refúgio particular sempre que a família visitasse o Rio de Janeiro, juntamente a outros dois Lofts de Anette e José.
“A ideia deles era usar o apartamento maior, na Lagoa, quando viessem em família e um dos lofts quando estivessem sós.”
O partido inicial do projeto foi encontrar equilíbrio entre a arquitetura do edifício, construído na década de 1970, e o vasto acervo de móveis vintage e clássicos de época dos clientes. Destaque para os sofás Maralunga desenhados por Vico Magistretti para a italiana Cassina, em 1974, o lustre de cristais antigo, o par de poltronas estilo Luís XV e a mesa de centro dos anos 1950 de Giuseppe Scapinelli.
Já no décor, as cortinas da sala, confeccionadas em veludo vinho, foram incorporadas ao projeto por sugestão de uma das filhas do cliente, o que proporcionou um toque especial ao apê.
“Amamos a ideia, pois trouxe um pouco do glamour paulistano para o Rio, emoldurou a Lagoa e, ao mesmo tempo, ajudou na acústica, reforçada pelas janelas novas, de PVC.”
As vigas expostas, assim como a parte elétrica do apê, dão todo o charme do estilo industrial. Daí também surgiu a ideia de inovar na sala de jantar com uma mesa em formato orgânico e suspensa por uma das colunas em concreto aparente, feita em mármore cinza andorinha escovado.
O imóvel estava bastante desatualizado, e por isso os clientes solicitaram uma repaginação na disposição original do layout. A cozinha foi integrada com a sala, já que o casal ama cozinhar, e um terceiro quarto foi criado, além da ampliação do antigo lavabo. O projeto abrangeu toda a parte de arquitetura, marcenaria, iluminação e design de interiores.
“Como os clientes não queriam abrir mão da sala espaçosa, mas precisavam de um terceiro quarto para hospedar filhos e netos, revertemos o antigo quarto de serviço para a área íntima do apartamento. Nosso maior desafio neste projeto foi iniciar a obra antes do projeto estar finalizado, como um todo.”
Deixar um comentário