Apartamento familiar com vista para a praia e varanda integrada à área social
09 maio, 2022 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Praia
Fotos: Raiana Medina/ Divulgação
Produção Visual: Estúdio Cabe
Escritório: NOP Arquitetura
Área: 290m²
Local: Niterói, Rio de Janeiro
Ano: 2022
Um apartamento familiar com vista para a praia e varanda integrada à área social. Esse foi o resultado deste projeto pensado pelos arquitetos do escritório NOP Arquitetura para um casal com duas filhas pequenas em Niterói, Rio de Janeiro.
“Os clientes moravam em uma cobertura própria e receberam uma oferta tentadora para vendê-la durante a pandemia. Eles decidiram então aproveitar a oportunidade e se mudar para um apartamento maior, de frente para a praia. Logo, encontraram este imóvel na Praia do Ingá, em Niterói. Como o edifício fica na esquina da quadra, todos os quartos tem uma vista bonita e recebem muita luz natural.”
Mas para que o apartamento ficasse com a cara dos clientes, os arquitetos integraram alguns espaços.
“As portas da varanda foram removidas para integrá-la à área social e parte da antiga sala de jantar virou o home office do casal, delimitado com portas de correr em carvalho prata, que permitem isolar o espaço quando necessário. Mesmo roubando uma parte da sala de jantar para criar o home office, a sensação de amplitude da área social não ficou comprometida. Isso porque o grande fio condutor do projeto da área social é, sem dúvida, a estante que se estende por toda a parede do estar com tv até encostar no janelão da fachada, totalizando 9 metros de comprimento. Na varanda, o destaque é o grande banco de madeira ripada, que dobra na parede lateral para formar uma daybed, com jardim vertical ao fundo. No outro lado fica a mesa redonda de carteado, com apoio de bar embutido na estante, incluindo uma pequena pia com bancada de pedra, mini adega e cervejeira.”
Outro ponto importante para o projeto da área social foi a escolha de materiais e cores.
“Utilizamos uma base neutra, tendo como fio condutor a grande estante com acabamento em laca num tom de cinza azulado. A partir dessa estante, foi definido todo o layout e a paleta de cores da área social, que tem paredes brancas, tapetes off white e pontos de cor nos quadros e almofadas. Somente o pilar central da sala, próximo à varanda, ganhou acabamento cimentado para valorizar o quadro que emoldura um croqui de Oscar Niemeyer.”
Vale destacar também o projeto pensado para o lavabo.
“Por conta da parede pintada num tom de verde fechado e do revestimento do piso, em porcelanato, que sobe pelas paredes até meia altura e dá forma à bancada, cria-se um efeito monolítico no pequeno espaço. Já os metais dourados foram escolhidos para combinar com o quadro antigo, de estilo clássico, que faz parte do acervo dos clientes.”
Entretanto, alguns desafios tiveram que ser superados.
“O mais difícil foi aproveitar ao máximo os revestimentos existentes no imóvel e roubar um pedaço da sala para transformar em escritório sem perder a amplitude da área social.”
Fotos: Raiana Medina/ Divulgação
Deixar um comentário