Uma casa refúgio
06 mar, 2024 | Casas, Acima de 200 m2, Campo
Fotos: Evelyn Muller / Divulgação
Escritório: Alessandra Riera
Local: Ibiuna, São Paulo
Tamanho: 320m²
O projeto Casa Ibi, 320 m², em Ibiuna, São Paulo começou com um pedido do proprietário para a arquiteta Alessandra Riera de uma pequena reforma no anexo gourmet, ampliação de um quarto e uma pequena modificação na decoração.
O conceito inicial foi manter a fachada de tijolos e o estilo rústico, por isso a arquiteta decidiu texturizar todas as demais paredes externas da mesma cor dos tijolos para criar harmonia. Esta cor foi desenvolvida a partir do pó do tijolo existente especificamente para este projeto. O piso da área externa também foi totalmente alterado do arenito branco para o vermelho, mesclando piso e paredes sem criar contrastes e destacando o novo e o antigo.
Durante o processo, o cliente ficou encantado com o projeto e a reforma ganhou força.
A casa principal passou por uma revitalização total onde salas, quartos e banheiros receberam novos acabamentos. A cozinha foi ampliada, ganhou luz e cor, e portas que permitem sua integração com a sala de jantar. O espaço gourmet com forno de pizza, forno a lenha e churrasqueira integrado à sauna e lavabo tornam a área de lazer da piscina perfeita para os finais de semana.
Os revestimentos também seguem a premissa de continuidade, utilizando a mesma cor no piso, nas paredes e na bancada, com destaque apenas para o teto, onde as vigas de madeira do pergolado continuam na área interna, dentre elas, o forro de bambu. As portas abrem totalmente, criando ventilação cruzada que elimina a necessidade de ventiladores e ar condicionado.
Destaque especial para a varanda que se estende até ao vale com vista privilegiada para a barragem e a sombra das árvores. A sauna foi projetada em vidro com bancos voltados para a área da piscina e vista para o jardim, criando integração entre os usuários da sauna, piscina e hidromassagem.
A marcenaria destaca-se como um ponto forte, utilizando madeira de eucalipto pela sua leveza e leve rusticidade, combinada com tinta laca verde e detalhes nas portas dos armários com palha, proporcionando aconchego e funcionalidade à casa de campo.
A decoração, neutra, destaca o acervo de obras do proprietário, seguindo o mesmo conceito na escolha dos móveis, que incluem designers brasileiros e peças assinadas.
Outro destaque deste projeto foi a integração entre a casa principal e o anexo. Os espaços foram integrados através de pérgulas com coberturas de vidro, onde surgiram varandas e bancos, criando espaços de relaxamento e apreciação da natureza. Os caminhos e passeios externos foram refeitos, a mudança de posição do abrigo para carros liberou a vista da frente da casa e o paisagismo ganhou destaque.
Deixar um comentário