Uma Casa Nas Montanhas
18 maio, 2018 | Casas, Acima de 200 m2, Campo
O projeto do escritório Anastasia Arquitetos visava criar uma casa que se inserisse de forma harmônica e não agressiva no terreno, e aproveitasse da melhor forma possível os recursos, que são sua orientação, a bela vista das montanhas ao sul, e a sua topografia, que, apesar de extremamente agressiva, permitiu aos profissionais criar privacidade sem necessidade de grandes muros.
Nossa maior dificuldade foi a topografia difícil do terreno.
O terreno com 1.400 m² fica em Nova Lima, próximo a Belo Horizonte, uma região montanhosa, em que os terrenos apresentam topografia bastante acidentada. O projeto se estende no sentido das curvas de nível, procurando avançar o menos possível sobre o fundo do terreno.
A residência tem um pavimento principal, onde estão localizadas a parte social e íntima, e um segundo pavimento, situado sob o primeiro, como forma de aproveitar a estrutura criada e assentar melhor a casa no terreno. Este segundo pavimento é revestido em sua maior parte por pedras de minério, que lembram o solo da região e criam um embasamento harmônico e não agressivo para a residência.
No pavimento inferior estão localizados garagem, áreas de serviço e técnicas, além de uma área de lazer, com piscina, spa e ginástica, e um cinema para 20 pessoas. Foi criada uma escada na fachada dos fundos para conectar a área da piscina descoberta com o spa, no subsolo, sem precisar passar por dentro de casa. A escada na fachada ajuda na relação visual com o terreno, uma vez que seu desenho acompanha o mesmo.
A casa possui uma orientação norte/sul, criamos toda uma área envidraçada para a melhor vista, protegida do sol, uma vez que está voltada para o sul, com os quartos voltados para sudeste. A fachada norte, na entrada, recebe menos aberturas, criando privacidade para residência a partir da rua.
Fotos: Jomar Bragança.
Deixar um comentário