Uma casa na árvore no Guarujá
29 maio, 2024 | Casas, Acima de 200 m2, Cidade, Campo
Fotos: Fran Parente / Divulgação
Escritório: David Bastos
Área: 285m²
Local: Iporanga, Guarujá, SP.
Um casal de empresários, com três filhos, que queria usar a casa em família e com amigos procurou o arquiteto David Bastos para assinar o projeto. A casa foi construída do zero para ser uma residência de veraneio/casa de praia, em Iporanga, no Guarujá, próximo à capital paulista.
Podemos pontuar como premissas do projeto a imersão nesta mata nativa e o alcance da vista do mar.
Inicialmente, os moradores queriam “uma casa estilo Trancoso” no Iporanga. No entanto, com o desenrolar do conceito do projeto e a tomada de conhecimento das limitações ambientais e legais, a ideia original foi alterada e o objetivo principal passou a ser integrar a casa com a natureza e atingir a vista do mar.
A ideia do projeto foi fazer ‘uma casa na árvore’. Para isso, envelopamos a construção com madeira e vidro para que a natureza entrasse nela, em todos os pontos.
Considerando o elevado aclive e as taxas reduzidas de intervenção na malha do terreno, o escritório teve que concentrar todo o nível de acesso em uma área rodeada com muros de arrumo, que foram revestidos com pedras naturais. O uso de madeira ripada vazada na fachada principal garante um contato maior entre o interior e o exterior, porém impede a visão inversa, garantindo, assim, mais privacidade aos moradores.
Deixar um comentário