Um refúgio entre a Mata Atlântica e o mar
20 nov, 2024 | Casas, De 100 a 200 m2, Cidade, Campo
Foto: Gabriela Daltro/ Divulgação
Escritório: Juliana Zappa
Local: Praia do Forte, Bahia
Uma casa de praia em meio à Mata Atlântica: essa é a premissa do endereço de férias da arquiteta Juliana Zappa, no distrito de Praia do Forte, na Bahia. A casa geminada com 115m² distribuídos em dois pavimentos, em condomínio fechado, reúne características que atendem às demandas de Juliana e sua família.
Eles já conheciam a região quando decidiram pelo imóvel, cercado por uma imensa reserva permanente de Mata Atlântica e, ao mesmo tempo, próximo da praia. Outra vantagem considerada por eles foi o tamanho compacto da casa, entregue pronta, com uma pequena piscina privativa.
Thomaz é músico, caseiro e detesta praia; eu sou carioca, adoro praia, mas tinha pavor de uma casa grande para cuidar. A ideia desse imóvel foi deixar todo mundo feliz: para ele, como um refúgio no meio do mato; para mim, por ser perto da praia, prático e com a minha cara.
A arquiteta e sua família desejavam uma obra rápida, com o mínimo de intervenção e bastante marcenaria planejada, para aproveitar todos os cantos disponíveis. Os ambientes internos foram mantidos no layout original, com sala de estar integrada à cozinha e uma suíte de hóspedes usada também como sala de TV, no primeiro piso. Já no segundo pavimento, fica a suíte do casal e a suíte das filhas.
A fachada na cor azul, padrão do condomínio, foi o ponto de partida para o mix de matizes adotado pela arquiteta, buscando imprimir autenticidade e aconchego aos ambientes. Para trazer um ar de praia contemporâneo despojado para a morada, Juliana apostou em texturas como madeira, sisal, palha e tecidos naturais, presentes em móveis e acessórios.
Deixar um comentário