Um oásis no Rio de Janeiro
29 dez, 2023 | Casas, Acima de 200 m2, Cidade
Fotos: Juliano Colodeti / Divulgação
Escritório: Paisagista Ana Veras / Beleza Pura Lagos e Jardins
Área: 900m²
Local: Recreio dos Bandeirantes, RJ.
O empresário Roberto Taveira (48 anos) procurava um imóvel amplo, onde suas duas filhas estudantes (de 16 anos e 8 anos) pudessem reunir os amigos, aproveitar os espaços ao ar livre e ter mais contato com a natureza, até que ele encontrou esta casa em um condomínio fechado, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio de Janeiro. Originalmente, a área externa de 900m2 tinha um imenso gramado sem árvores e plantas, com uma piscina antiga e uma área gourmet pequena, o que levou o novo proprietário a encomendar um projeto de paisagismo completo à dupla Ana Veras e Bernardo Vieira, sócios na empresa Beleza Pura Lagos e Jardins, que representa a Gênesis Ecossistemas, no Rio de Janeiro.
Como a sala da casa já tinha paredes de vidro voltadas para a área externa, o cliente queria ter um jardim exuberante, colorido e perfumado, e a sensação de estar dentro dele, mesmo indoor. Além disso, ele pediu uma rede para repousar em contato com a natureza, enquanto a filha mais nova pediu, de presente de Natal, um pequeno lago com carpas, que acabou sendo ampliado e se tornando a área mais valorizada da casa. Já Sofia, a filha mais velha, solicitou uma quadra de areia para jogar vôlei e futevôlei, que são os esportes preferidos da família.
A área externa se tornou a parte mais utilizada e admirada da casa, e o lago com peixes fez tanto sucesso que o cliente tem planos de transformar a piscina convencional que já fazia parte da propriedade em um lago maior, próprio para nado.
Ao final, o projeto de paisagismo foi inspirado nos jardins tropicais, repleto de espécies nativas de baixa manutenção, com direito a pomar, horta, redário, gramado, lago com praia de areia branca, pergolado construído do zero, chuveirão com deck, varanda coberta ambientada e quadra esportiva de areia.
O objetivo principal foi transformar a área externa da casa em um oásis tropical particular, não só para contemplação e relaxamento como também para o uso da família no dia a dia
Ponto alto do projeto, o lago artificial foi executado em cerca de duas semanas, com o que há de mais moderno em sistemas de filtragem. No quesito plantas, foram usadas ninféias, que, além de embelezar a lâmina d’água com suas folhas e flores, ainda servem de abrigo para os peixes. Já nas margens, rotalas, inhame roxo, pontederia e xanadu fazem a transição para as plantas próximas que estão fora d’água.
Com altura média de 6m, as três palmeiras Rabo-de-Raposa que delimitam o espaço do redário foram escolhidas e plantadas equidistantes, já considerando a função que teriam na área externa. As três redes foram produzidas com fios de garrafa PET num tom coral. Já o pergolado e a varanda coberta foram ambientados com móveis, adornos, luminárias e tapetes de materiais naturais.
Deixar um comentário