Um Lar Para Receber
26 maio, 2015 |
Por trás de uma fachada limpa e sem excessos, uma casa ampla e banhada por luz natural aproveita a topografia inclinada do lote para preservar a privacidade dos moradores sem abrir mão de espaços ao ar livre. Com seu apurado senso estético, o jovem arquiteto Guilherme Torres prova que elegância e simplicidade andam lado a lado, conforme o lema "Less is More" de Mies van der Rohe.
Localizada na cidade de Cornélio Procópio, no interior do Paraná, a construção de 600 m² foi distribuída em dois andares organizados em torno do pátio com piscina e paisagismo minimalista. Numa ordem reversa à dos sobrados tradicionais, a ala íntima, composta por escritório e quatro suítes, fica ao nível da rua, enquanto o subsolo abriga a área social e de serviços, totalmente integradas ao ambiente externo e protegidas por muros de 7,5 metros de altura.
Brincando com o contraste entre o preto e o branco, Guilherme valorizou os ambientes com diversas texturas e materiais atraentes, além de compor móveis de design consagrado com peças reaproveitadas, como a mesa de centro do living, feita de paletes recolhidos nas ruas. Apesar da aparência rudimentar, esse é o objeto preferido da família.
Uma das coisas que os proprietários mais gostam de fazer é receber inúmeros convidados e organizar festas descontraídas. Para atender a essa necessidade, a mobília também precisava ter dimensões generosas, acomodando a todos com conforto. Isso justifica o arquiteto ter escolhido uma mesa de jantar com 14 lugares e um sofá enorme – com surpreendentes 10 metros de comprimento – cheio de almofadas macias que trazem aconchego.
Fotos: Beto Consorte
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
null
Deixar um comentário