Um Espaço De Contemplação
21 ago, 2014 |
O conceito principal desta casa, localizada em Minas Gerais, parte de sua vocação como espaço de contemplação. A começar pelo entorno, delineado por vales e montanhas, que oferece uma vista rara e espetacular da região. Outra questão importante era o considerável acervo de arte contemporânea dos proprietários que, assim como a paisagem, merecia ser vislumbrado diariamente, como em uma galeria. Assim, a arquiteta Denise Macedo desenvolveu, em parceria com Junior Piacesi, um projeto deslumbrante unindo todos esses pedidos.
A ESTRUTURA DA CASA TRAZ A NATUREZA DO ENTORNO PARA DENTRO.
Primeiramente, a profissional sugeriu que a fachada fosse envidraçada, possibilitando assim a conversa do interior com o belíssimo exterior. Outra característica estrutural necessária para atender as demandas dos clientes era apostar na verticalidade, com paredes de alvenaria altas, seguindo o pé-direito duplo, que garantiu uma área de exposição de 190 m². Além disso, uma rampa com 28 metros de extensão promove a circulação em meio às obras de arte.
Partindo do conceito de simplicidade e despojamento, foram escolhidos matérias e acabamentos que não interferissem na visualização das obras e nem no traçado arquitetônico do projeto. Para o piso, optou-se pelo cimento queimado enquanto as paredes ganharam pintura branca especial e lavável. Complementando os acabamentos está a marcenaria em laca branca, concebida para complementar o visual clean dos espaços.
A definição do mobiliário foi norteada pelo mesmo conceito, buscado destacar há todo momento a coleção de arte nas paredes. Mantendo a coerência, as peças escolhidas se relacionam com o entorno de forma discreta, através da sobriedade e elegância das cores e do design.
Fotos: Gustavo Xavier
QUER ENVIAR SEUS PROJETOS PARA O CASA DE VALENTINA? É FÁCIL, CLIQUE AQUI E PREENCHA O FORMULÁRIO INICIAL.
null
gostaria de saber de onde é o porta-chaves na ultima foto. obrigada