Transformação de casa na Praia da Baleia
29 ago, 2024 | Casas, Acima de 200 m2, Praia
Fotos: Rafael Renzo / Divulgação
Escritório: VOA Arquitetura
Área: 785m²
Local: Praia da Baleia, São Sebastião, São Paulo.
Proprietários a mais de vinte anos da casa de 785m² na Praia da Baleia, São Sebastião, São Paulo, e sem nunca terem feito uma reforma na pandemia sentiram que era a o momento para grandes mudanças e procuraram o escritório VOA Arquitetura.
Com longo tempo de uso e em frente ao mar, a casa estava muito antiga e já não atendia a algumas necessidades dos proprietários. A casa original possuía duas varandas frontais estreitas, pouco aproveitadas, e janelas pequenas que não valorizavam a vista para o mar e deixavam os ambientes pouco iluminados.
A partir dessas diretrizes, o escritório tomou como partido a valorização da vista e a contemporaneidade do projeto como um todo. Ao analisar a estrutura existente e desenhos originais os profissionais identificaram que a casa já havia passado por alterações antes de chegar as mãos da atual família, e havia uma mistura de soluções estruturais. Com o novo projeto foi possível aprimorar a estrutura original, além da ampliação da casa.
Mantendo praticamente apenas seu esqueleto, o projeto propôs uma completa transformação da casa, se abrindo internamente e à paisagem. A fachada frontal foi substituída por grandes caixilhos de vidro e no andar superior inteiro, sobreposto ao vidro, um ripado com portas que permite quando fechado privacidade e aberto integração total com a paisagem.
A cozinha antes completamente separada dos outros ambientes, foi envolta por um painel de madeira natural com portas camarão que permite a integração quando desejada, se abrindo para a vista e o estar.
O projeto de interiores da casa partiu do incômodo dos ambientes originais serem muito segmentados com pequenas salas, dificultando o convívio social da numerosa família. Com a integração da varanda original, os ambientes ficaram amplos o que possibilitou uma nova proposta de layout, mais fluída que permite o uso dos diferentes espaços de forma simultânea e integrada.
Deixar um comentário