Townhouse contemporânea
01 out, 2024 | Casas, Acima de 200 m2, Cidade
Fotos: Luiza Schreier / Divulgação
Escritório: A+G Arquitetura
Total: 290m²
Local: Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Com o filho já crescido e a filha mais velha morando fora, Aline Veiga e o marido decidiram comprar um terreno vazio dentro de um condomínio na Barra da Tijuca (RJ), de frente para o mar, para construir uma casa do zero, projetada pelos arquitetos Ana Luisa Cairo e Gustavo Prado, do escritório A+G Arquitetura.
A família já tinha morado em casa, mas se mudou para apartamento por causa da proximidade da escola das ‘crianças’ e da família da Aline. Com os filhos já grandes, o casal passou a buscar mais espaço e privacidade, preferencialmente perto da praia, já que o marido pratica surfe nas horas vagas.
Como o terreno é compacto de 290m² e o condomínio foi originalmente projetado com casas geminadas, os arquitetos buscaram referências de townhouses para suprir todas as necessidades dos clientes. A área construída da casa ficou com quase a mesma área do terreno, porém distribuída em três pavimentos. Com isso, foi possível acrescentar área verde, varanda e piscina no entorno do piso térreo e anexar varanda e terraço nos pisos superiores.
Os arquitetos contam ainda que adotaram um sistema construtivo convencional, com pilares, vigas e lajes em concreto e paredes de alvenaria. No piso térreo, os pilares da fachada foram deslocados para viabilizar a abertura total das esquadrias piso-teto e integrar ao máximo a área social com cozinha integrada e a área externa, onde foi construída uma piscina em raia, com muro verde ao fundo.
Nosso objetivo principal na fachada frontal foi minimizar a incidência do sol da tarde através de vegetação alta e painéis de correr com função de brises. Esses recursos também trouxeram privacidade para a área interna da casa, uma vez que o condomínio não permite a construção de muros.
Na decoração, o sofá principal de capa branca, a mesa de centro e a mesa de jantar branca vieram do apartamento antigo. Na seleção dos móveis novos, os arquitetos partiram dessas peças aproveitadas, da arquitetura contemporânea da casa e da integração entre a área interna e externa.
Na paleta cromática, os arquitetos buscaram uma unidade visual nos espaços através dos revestimentos e acabamentos. O cimento, a madeira, o branco e a serralheria preta compõem uma base neutra no piso térreo, enquanto as cores aparecem pontualmente, como o buffet azul da sala e o sofá verde da varanda, no mesmo tom da água da piscina, revestida com pedra hijau.
Outro destaque de cor é o mural grafitado na parede externa de serviço da casa, que pode ser visto pela janela de vidro da cozinha e da escada. Para as marcenarias desenhadas sob medida, os arquitetos elegeram a folha natural de peroba-do-campo como acabamento, com exceção dos armários da cozinha, executados em tom grafite.
Deixar um comentário