Townhouse Carioca
05 dez, 2019 | Casas, Acima de 200 m2, Cidade
Estreita e com quatro andares, a casa num condomínio no Horto parecia um prediozinho. Mas, renovada pelo arquiteto Maurício Nóbrega, ganhou ares de townhouse carioca, exatamente como desejavam os novos proprietários.
Para abrigar a família, Maurício derrubou parte da laje do segundo andar, criando uma sala de estar com pé-direito alto que, além de abrir a casa – antes muito segmentada – cria amplitude, melhora a iluminação e ainda permite uma maior comunicação entre os andares.
Em plantas muito divididas e verticais como essa, abrir a casa é fundamental para trazer vida aos ambientes.
Com a reforma, o primeiro andar passou a abrigar apenas o hall de entrada e um depósito; o segundo recebeu a cozinha, uma adega, a sala de estar, um lavabo, além de dependências de empregado; o terceiro abriga o quarto do casal e um escritório; e, no último andar, ficam os dois quartos dos meninos, uma salinha de TV independente e uma piscina.
As maiores mudanças foram estruturais, a fachada ganhou revestimento de tijolos de demolição, além de janelões de vidro com esquadrias metálicas pretas que cobrem praticamente toda a fachada do segundo ao quarto andar.
Como a dona da casa trabalha com certificação de madeira, a sustentabilidade também foi uma preocupação de Maurício. A townhouse carioca ganhou sistema de reuso de água, iluminação em led, além de madeiras certificadas.
Deixar um comentário