Tons Neutros e Naturais
23 mar, 2019 | Casas, Acima de 200 m2, Cidade
Um casal na faixa de 60 anos escolheu o escritório Bittar Arquitetura para assinar o projeto da casa de 548m², em Goiás. Eles já conheciam os profissionais e só pediram que a casa fosse térrea e deram carta branca. Foram escolhidos revestimentos neutros nos tons naturais da madeira, do cimento, dos tijolinhos, tanto na sua forma bruta como na cor. No meio da neutralidade dos materiais as pinceladas de cores nos mobiliários.
Ela, a matriarca de uma família grande com 5 irmãos, 3 filhos e inúmeros sobrinhos e que tem o prazer de receber e proporcionar a união e o amor entre todos. Isso fica nítido nos almoços de sábado e cafés da manhã de domingo que são repletos de convivência familiar, memórias e tradição.
O terreno da casa é de esquina e possui um declive bem acentuado, uma das laterais dá para uma vista com um horizonte bonito. Desta forma, o Bittar Arquitetura optou em locar a casa no ponto mais elevado, ganhando altura para a paisagem invadir a casa de vários lugares, preservando a privacidade dos moradores e protegendo da alta incidência solar.
Acreditamos que os elementos naturais ajudam no equilíbrio de sensações, por isso os deixamos como protagonistas principais da decoração.
O projeto não conta com jogos de volumes com beirais grandes e a ideia são espaços dinâmicos e funcionais, ventilados e iluminados que promovem ao mesmo tempo uma maior integração com a natureza e traduzem o perfil amoroso e acolhedor dos moradores.
A ampla e limpa escada na fachada, leva ao hall de entrada que se abre para a varanda, que juntamente com o estar e jantar, compõe um espaço único e integrado. Essa unificação além de promover a convivência familiar, por serem circundadas por paredes que na verdade são grandes portas em vidro, possibilita a contemplação da natureza ao redor, e, uma vez abertas, permitem também a integração com a área do deck, piscina e jardim.
As áreas externas acabam formando um pátio interno, uma vez que as paredes das salas se abrem completamente para o exterior, são também grandes responsáveis por aspectos bioclimáticos, como grandes áreas de ventilação e iluminação.
A união da cozinha a este conjunto, sempre que conveniente, igualmente pode ser feita pela abertura do painel de madeira de correr. Esse recurso construtivo, é expandido e permite a unidade de toda a parede lateral interna, que revestida em madeira, esconde um dos lavabos e proporciona a segregação das áreas sociais e privativas.
Fotos: Edgard Cesar.
Deixar um comentário