Ambiente inspirado no sertão nordestino | CasaCor
12 ago, 2022 | Mostras, Acima de 200 m2, Cidade
Fotos: MCA Estúdio/ Divulgação
Escritório: Nildo José
Área: 250m²
Local: CasaCor SP
Ano: 2022
Um ambiente inspirado no sertão nordestino. Esse foi o resultado do projeto assinado pelo arquiteto Nildo José para a CasaCor SP deste ano.
“O ambiente apelidado de Sertão Portinari teve como principal inspiração a obra ‘Cangaceiro’, do maior artista plástico brasileiro, Candido Portinari. Com a sensibilidade e atenção excepcional aos mínimos detalhes de um projeto marcante e revestimentos Portinari, exploramos os elementos mais valorizados do sertão. Sempre achamos que o sertão é sobre a terra, sobre a seca. Quando na verdade, é sobre o céu, sobre a chuva que está por vir e sobre a fé. É para o céu que olhamos quando acordamos ali.”
Logo na entrada do Sertão Portinari, os visitantes já tem uma surpresa.
“Eles passarão por um pórtico revestido com a lastra Grand Metal, da Portinari, uma escolha imponente para adentrar no espaço que valoriza os tons terrosos. A escolha das cores foi inspirada em uma paleta de tons própria presente nas obras do artista Portinari. A chegada apresenta rusticidade, elegância e encantamento. Um elemento reflete o ar da região sertaneja, com um grande Mandacarú que dá as boas-vindas.”
Tudo isso em diversos espaços.
“O ambiente é composto por living, lounge, cozinha, sala de jantar e suíte máster com home office. No centro do espaço há uma ilha circular que divide as funções da casa, onde de um lado se encontra um bar e uma lareira, formando um lounge, e do outro, uma parte da estrutura serve para a sala de banho. O minimalismo presente nesta relação entre o interior e o exterior, revela um lado profundamente artístico e moderno e outro que não abre mão da funcionalidade e da elegância.”
Além disso, a tecnologia também está presente na instalação.
“Durante toda a mostra, projetores trazem imagens reais de terra rachada, e sons da água da chuva corrente e crianças correndo pelas poças, vivendo essa atmosfera de pureza e alegria. A trilha sonora também ambienta a aura do sertão, com referências às rezadeiras, sanfonas e outros elementos mágicos da região.”
Fotos: MCA Estúdio/ Divulgação
Deixar um comentário