Sala inspirada na prosa do Nordeste
10 nov, 2022 | Mostras, Até 50 m2, Cidade
Fotos: Paulo Higor Nunes / Denilson Machado / Divulgação
Arquiteta: Cecília Lemos
Nome do projeto: Sala PROSA | CasaCor Pernambuco
Área: 40m²
Local: Recife, Pernambuco
Ano: 2022
Uma sala em que a música e a arte se encontram e conseguem ser sentidas em cada cantinho dos 40m². Essa é a proposta da arquiteta Cecília Lemos para seu ambiente na CasaCor PE, que aposta no regionalismo e em traços culturais do Nordeste para trazer pertencimento.
“A sala deve ser um ambiente de encontro, idealizado para ter a atmosfera em que a música e a arte estão envolvidas em uma verdadeira simbiose. Tendo o rio Capibaribe como pano de fundo, ao som das músicas regionais como Chico Sciense, Capiba sob o piano. A sala deve ser pensada para ser um ambiente de trocas e emoções.”
Inspirada pelos tempos áureos do Chanteclair, um dos mais imponentes prédios do Recife Antigo e no qual o evento está instalado, o piso em xadrez preto e branco remete às pistas de dança do edifício e os quadrados de madeira e cortiça resgatam as casas de taipa da região.
“O desafio desse projeto foi fazer uma simbiose de todos os elementos que eu gostaria de colocar de forma que um completasse o outro, como um encontro perfeito.”
Refletindo na arquitetura a força da identidade do Nordeste, o projeto de Cecília Lemos convida o visitante a uma volta no tempo e uma volta às suas raízes.
“A dica que dou para fazer uma sala se tornar algo inesquecível é colocar toda sua identidade, sua personalidade e o que está enraizado em nós. Nossa cultura, nossa arte, nosso regionalismo. E tudo isso está no nosso sangue, basta mergulhar na sua história.”
A mostra segue até 27 de novembro no endereço Marquês de Olinda, 286, no bairro do Recife Antigo.
Deixar um comentário