Retiro De Férias Além-Mar
26 maio, 2015 |
A estreia de Paola Ribeiro no exterior foi em grande estilo. Cercado por construções históricas e ruas carregadas de memória, o apartamento recém-decorado pela arquiteta fica em Siena, cidade considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO. Os proprietários, clientes antigos de Paola, para os quais ela já planejou três casas, possuem dupla cidadania e buscavam justamente um lugar acolhedor e familiar para desfrutar de longas temporadas fora do Brasil.
Ao todo foram quase 12 meses de reforma e cinco viagens dedicadas ao acompanhamento da obra. Tempo mais do que suficiente para que a arquiteta pudesse absorver a atmosfera provinciana e alegre de Siena e transpor toda essa riqueza para dentro do imóvel. Apesar de a maioria dos acabamentos originais ter sido trocada, o que é bastante incomum na região, Paola fez questão de preservar elementos e referências locais em seu projeto. Na parede da sala de jantar, um ótimo exemplo: tijolinhos rústicos, presentes em grande parte das edificações sienesas.
A arquiteta e sua equipe coordenaram todo o processo à distância, mas foi necessário contratar uma empresa de engenharia italiana para tocar a obra. Desacostumados com soluções inusitadas de revestimentos e iluminação indireta, os cidadãos e fornecedores se surpreenderam bastante com a proposta de Paola, que conseguiu unir tradição e inovação sem comprometer o legado histórico do entorno.
Além dos materiais, outra alteração de extrema importância foi a integração entre salas de estar, jantar e cozinha. As aberturas em arco, que separavam os ambientes, foram removidas por completo, proporcionando amplitude e unidade visual. Aproveitando a proximidade geográfica, Paola comprou a maioria dos móveis em Milão, cidade tida como a capital do design.
Na suíte principal, as peças de mobiliário são as grandes estrelas, como as mesinhas da Armani Casa e a cama com dossel, com cabeceira assinada pelo renomado designer Antonio Citterio. No meio do bairro San Prospero, fora dos muros da cidade histórica, com uma vista privilegiada para o Duomo, a catedral do século XII, esse apartamento soa como um refúgio perfeito de férias.
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
null
Deixar um comentário