Renovação e Integração
31 jan, 2024 | Casas, Acima de 200 m2, Campo
Fotos: Manuel Sá/ Divulgação
Escritório: Piúna Arquitetura
Área: 678m²
Local: Umuarama, Paraná
O escritório Piúna Arquitetura assina a reforma da casa de 678m² em Umuarama, Paraná, para um casal, Ivani (58 anos) e Ronaldo (65 anos) e seus dois cachorros. O contexto do projeto surgiu a partir da relação dos moradores com a arquiteta Gabriela, que também é filha do casal. Com o desafio de reformar a residência, a equipe enfrentou questões estruturais, buscando adaptar o extenso programa às necessidades dos clientes, priorizando áreas de lazer e dormitórios em um pavimento térreo.
Eles gostariam de uma casa que pudessem se aposentar e viver confortavelmente a melhor idade. Uma casa para receber a família e amigos, cozinhar e contemplar o espaço ao ar livre.
Entre os desafios, destacou-se a familiarização com a arquitetura modernista no interior do Paraná, onde predominavam projetos com volumetria e materialidade diferentes. A busca por mão de obra qualificada também se mostrou uma dificuldade.
A solução veio com a integração total da área de lazer externa e interna, conectando a sala, cozinha, área de serviço e dormitórios. Destacou-se a criação de um ambiente de contemplação entre muros, proporcionando privacidade em relação à rua.
O projeto privilegiou o uso de materiais naturais, como concreto aparente, madeira e pedra natural, buscando uma integração harmoniosa com o paisagismo. A distribuição linear da casa em um único pavimento definiu claramente setores como serviços, lazer e área íntima, enquanto o estilo modernista com soluções contemporâneas permeou todo o design.
O projeto priorizou o conforto térmico com ventilação cruzada e iluminação natural em todos os ambientes. Elementos sustentáveis, como painéis solares, foram incorporados para minimizar o consumo de energia elétrica.
Na decoração, a ênfase foi em poucos itens, aproveitando peças de família e objetos existentes no acervo dos moradores. O design da marcenaria foi concebido desde o início, integrando-se à arquitetura, com peças únicas e pensadas para complementar o projeto de forma minimalista.
A iluminação do espaço valorizou a luz natural sempre que possível, destacando-se pela integração contínua com o ambiente externo. O projeto buscou um equilíbrio entre a arquitetura moderna e o estilo de vida dos moradores, enfatizando a conexão entre interior e exterior, além do uso de materiais naturais, refletindo a sofisticação na simplicidade do desenho.
Deixar um comentário