Refúgio particular com materiais naturais
18 nov, 2022 | Mostras, De 50 a 100 m2, Cidade
Fotos: Cristiano Bauce / Divulgação
Escritório: Joana e Manoela Arquitetura
Área: 70m²
Local: CasaCor Rio Grande do Sul
Ano: 2022
Um refúgio particular com materiais naturais e que torna o ambiente da casa ainda mais acolhedor em tempos difíceis. Este foi o projeto assinado pelo escritório Joana e Manoela Arquitetura para o CasaCor RS.
“A partir do isolamento social, a casa ganhou outras perspectivas, sendo valorizada como um espaço multifuncional, mas cada vez mais de refúgio e de afeto, valorizando mais a qualidade de vida domiciliar, seja com a família ou amigos. Quando o mundo exterior apresenta desafios tão imensos, é natural procurar refúgio na vida doméstica. Valores simbólicos associados à casa, como proteção, tranquilidade e bem-estar, ganham ainda mais relevância. A casa é abrigo de lembranças, paixões e prazeres.”
Para traduzir este sentimento de suporte emocional da casa em arquitetura, os materiais e cores foram pensados para dar essa sensação. Mas ainda havia um desafio: criar este refúgio em meio a uma edificação histórica.
“O morador precisa olhar ao redor e se reconhecer, e quando o ambiente coloca em evidência o repertório dos moradores, ganha o poder de proporcionar suporte emocional. Portanto nosso espaço foi pensado para suprir essa necessidade, com materiais e cores que despertem os sentidos e abracem, sendo um acervo de memórias e porto seguro dos moradores. O principal desafio era integrar um projeto de arquitetura contemporâneo em uma edificação histórica de POA, com 100 anos. Respeitamos o piso original em ladrilho da circulação, o forro em madeira, as esquadrias originais. Restauramos e valorizamos o existente, o respeito e valorização que acreditamos que deve existir entre o novo e antigo. Criar o novo para que o existente seja ainda mais valorizado.”
Com o pensamento de que a cozinha também traz o refúgio que buscamos em nosso lar, uma atenção especial foi dada a este ambiente da casa.
“Nossa proposta foi criar um ambiente de total integração do living com a cozinha. Nesta proposta, tiramos a área de cocção da ilha, deixando-a totalmente liberada para que sirva de espaço para as refeições e integração, tanto que ali criamos o espaço para as adegas e gaveta refrigeradas. A área da cocção tem como “estrela” principal o fogão italiano Smeg. Aqui a novidade foi que a coifa foi revestida em rocha natural quartzito dakar. Esta mesma rocha está em todo o projeto, tanto na cozinha quanto na lareira. Apostamos muito nos materiais naturais nos nossos projetos e na CasaCor não poderia ser diferente. Temos as paredes revestidas em madeira (mdf jequitibá rosa, duratex), o piso é madeira natural tauari, o tecido do sofá Natuzzi é em linho, o tapete que veste o ambiente é em trama de tear mineiro, as cortinas em tecido tecnológico, uma novidade de Hunter Douglas, vestem o ambiente e destacam ainda mais as janelas existentes.”
Deixar um comentário