Refúgio para Descanso
24 jul, 2019 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade
Projetado pela InTown Arquitetura, dos arquitetos Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz, esse apartamento de 160m² está localizado em Ipanema, Rio de Janeiro. O cliente do escritório é um designer de moda europeu, que tem o espaço como refúgio para descanso na cidade, e apresentou um desenho feito por ele com um layout preliminar com uma série de referências para a decoração.
O imóvel que estava fechado há alguns anos, foi totalmente reformado. Partindo do zero, o escritório demoliu completamente o interior. Dessa forma, os espaços foram definidos da seguinte maneira: sala e jantar, estar e cozinha totalmente integradas. A suíte principal possui pastilhas azuis, integrada ao banheiro e ao closet. Além disso, temos ainda suíte de hóspedes em madeira integrada ao banheiro e ao closet, lavanderia e lavabo.
Na parte de iluminação e ventilação, a sala foi completamente aberta e uma grande porta de correr foi colocada para a suíte principal. Dessa forma, a suíte pode ficar permanentemente integrada com a sala, aumentando os vãos da janela e, consequentemente, a insolação e ventilação natural.
Durante o desenvolvimento do projeto, o cliente não gostaria de rebaixar o teto, e ao mesmo tempo, não gostaria de ter splits nas paredes. A solução foi importar equipamentos de ar condicionado especiais que ficam no chão e instalar dentro dos painéis de madeira que dividem a suíte da sala. Uma solução importante do projeto foi a utilização dos trilhos para iluminação sem a necessidade de rebaixar o teto e dando maior mobilidade em caso de futuras alterações.
A escolha do piso em epóxi da sala foi consequência da solicitação do cliente por um material sem juntas e fácil de limpar, como uma pintura. A madeira para as paredes foi sugestão do escritório para esquentar o ambiente, compondo com o piso totalmente branco e sem detalhes. Posteriormente, com a obra concluída e decoração montada, o cliente desenhou os dois “tapetes” em epóxi. Os sofás foram desenhados pela InTown e produzidos em alvenaria e concreto, na própria obra.
Deixar um comentário