Reforma transformadora sem alterações na planta
17 ago, 2022 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Praia
Fotos: MCA Estúdio/ Divulgação
Escritório: A+G Arquitetura
Área: 240m²
Local: Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Ano: 2022
Uma reforma transformadora sem alterações na planta. Esse foi o pedido do casal de clientes para este projeto na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, assinado pelos arquitetos do escritório A+G Arquitetura.
“Eles são engenheiros aposentados e sempre moraram na zona sul do Rio de Janeiro. Mas recentemente, decidiram se mudar para este apartamento para ficarem mais próximos da filha e dos netos. Além de ser maior que o anterior, o imóvel atual oferecia ainda a vantagem de estar em um condomínio amplo, calmo e arborizado.”
A ideia era renovar a decoração do apartamento, mas sem alterar a planta.
“Eles queriam um projeto de reforma focado na decoração da área social e dos quartos (incluindo marcenaria, mobiliário, tapetes e objetos novos), evitando, portanto, demolições e alterações na planta. O objetivo era um apartamento leve, aconchegante, claro, prático e com um layout fluido, que permitisse uma boa circulação, já que recebem os netos com frequência.”
E certos aspectos antigos do imóvel nortearam o projeto.
“O piso de tábua corrida (lindo e em ótimo estado!) que já havia no imóvel foi o ponto de partida para definirmos o conceito do projeto. Por ser um apartamento no primeiro andar e ter uma varanda larga, a sala, que é grande e comprida, acabou ficando mais escura em relação aos outros ambientes. Em função disso, optamos por paredes e painéis de marcenaria brancos, tapete off white de sisal com algodão e mobiliário leve para deixar o ambiente mais claro e iluminado. A sala possui uma base neutra, com alguns pontos de cor, como a poltrona estofada em azul e as cadeiras de jantar em amarelo, além dos quadros.”
Entre os destaques do apartamento, está a marcenaria planejada.
“Na sala temos um painel de marcenaria branco, frisado, e com réguas de tamanhos variados, que camuflam a porta de entrada do apartamento. Além disso, porta o louceiro voltado para a sala de jantar, com nicho de mármore travertino romano, que funciona como aparador. No quarto dos netos, que também funciona como escritório, o destaque é a marcenaria da cama, que comporta 4 colchões de solteiro e também pode ser usada como um grande sofá. Já a pintura geométrica verde na parede faz as vezes de uma cabeceira e reforça a sensação de um sofá.”
Fotos: MCA Estúdio/ Divulgação
Deixar um comentário