Reforma sem quebra-quebra
08 set, 2023 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Praia
Fotos: Marcos Reis / Divulgação
Escritório: Studio Plano Arquitetura
Área: 160m²
Local: Leblon, Rio de Janeiro
Ano: 2021
Um apartamento elegante e repaginado com o mínimo de intervenções possível com quebra-quebra, perfeito para a proprietária morar sozinha. Esse foi o pedido ao Studio Plano Arquitetura, que assina o projeto.
“Ela nos pediu mínimas intervenções físicas que envolvessem quebra-quebra, além de um ambiente agradável e jovial para receber, mas sem deixar de lado a elegância.”
Ao todo, a reforma durou oito meses, deixando de lado apenas a cozinha e a área de serviço. Com três suítes, a principal mudança na planta original se deu no acesso à suíte master, antes voltado para a sala de estar e agora para a circulação íntima.
“Além de conferir a privacidade necessária ao dormitório da cliente, a alteração permitiu ainda ampliar o plano de fundo da área de TV da sala.”
Um grande sofá azul divide a sala de estar social da sala de TV, com assentos voltados para os dois lados. Já a sala de jantar é demarcada por um volume branco contornando as paredes laterais e o teto, com uma “caixa” de madeira que delimita o hall de entrada. O azul também foi eleita para pontuar o décor, remontando ao mar, presente no estofamento do sofá, na roupa de cama do quarto de hóspedes e em alguns quadros.
“No estar, o díptico de fotografias do mar com o horizonte ao fundo simula janelas. No canto da sala, próximo à fachada, o jardim vertical também ajudou a recriar uma atmosfera natural dentro de casa.”
Algumas marcenarias ganharam acabamento de freijó natural e o piso de todo o apartamento foi revestido com mármore travertino, acrescentando um toque de elegância aos espaços, sem comprometer a neutralidade desejada.
“Nosso maior desafio neste projeto foi, com a mínima intervenção física, utilizar artifícios em marcenaria para criar soluções e adequar o imóvel ao novo layout.”
Deixar um comentário