Primeiro apartamento de um casal com animais de estimação
20 jul, 2022 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Cidade
Fotos: Cris Farhat/ Divulgação
Escritório: Matú Arquitetura
Área: 250m²
Local: Avenida Angélica, São Paulo
Ano: 2021
O primeiro apartamento de um casal com animais de estimação. Esse foi o briefing recebido pelos arquitetos do escritório Matú Arquitetura para este projeto localizado na Avenida Angélica, em São Paulo.
“Além das demandas naturais do viver a dois, seria também uma união de famílias multiespécies (além do casal, 3 gatos e dois cachorros, sendo um deles deficiente visual). Daí em diante, mesclamos os interesses e personalidades de cada um: ela das artes, literatura, mais romântica, e ele da música, dos discos e do estilo industrial. O ponto concêntrico entre essas duas diferentes personalidades está no amor entre eles e aos animais que foram se somando à essa família tão diversa. Mirela, em nosso primeiro contato, falou sobre o interesse em ‘gatificar’ o seu lar, e conseguimos assim elaborar um projeto que atendesse a todos tanto em nível de função quanto em estética.”
Diante do contexto apresentado pelos clientes, os arquitetos pensaram em como costurar demandas tão diferentes de uma maneira harmônica e equilibrada.
“Assim criamos uma área social que atende um pouco a demanda de cada um: uma estante/playground para os gatos, um sofá baixo e modular para ajudar na acessibilidade dos cachorros, um escritório para o Roberto trabalhar e tocar guitarra e um grande banco abaixo da janela para a Mirela ter seus momentos de leitura, contemplação e expor algumas peças de arte e de valor afetivo.”
Nas áreas íntimas, o direcionamento foi o mesmo.
“Um dos quartos é o templo de meditação, leitura e exposição dos itens mais pessoais da Mirela. O outro, com demandas maiores de armazenamento, tem uma linguagem mais industrial para o Roberto. E enfim, o quarto do casal, que na verdade é o quarto da família. Nele, o grande tablado não só amarra as demandas de armazenamento e acessibilidade, como também organiza o espaço de dormir de maneira confortável para toda família permanecer junta, mas cada um com o seu espaço.”
Além disso, o banheiro de serviço foi transformado em sauna.
“Foi um desafio interessante, principalmente pelas dimensões do espaço e as demandas e especificações funcionais para o bom funcionamento de uma sauna. Eles queriam uma sauna minimalista e impactante, e por isso também trabalhamos com uma única linha de revestimentos da Portobello tanto para piso como paredes, mas com cores diferentes e complementares em cada trecho da sauna, sem que pesasse esteticamente nesse pequeno ambiente.”
Fotos: Cris Farhat/ Divulgação
Deixar um comentário