Apartamento com planta ampla e integrada
25 jul, 2022 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade
Fotos: Cris Farhat/ Divulgação
Escritório: Matú Arquitetura
Área: 136m²
Local: Lapa, São Paulo
Ano: 2021
Uma reforma que tornasse mais ampla e integrada a planta do apartamento. Esse foi o pedido feito por um casal com três filhos às arquitetas do escritório Matú Arquitetura para este projeto localizado na Lapa, em São Paulo.
“O desejo principal do casal para seu novo lar com os três filhos era um apartamento integrado, amplo, com espaços interativos e flexíveis. Em toda área íntima as intervenções foram mais focadas em acabamentos e marcenarias planejadas, a fim de personalizar os usos específicos de cada morador e também os armazenamentos.”
Já na área social, as mudanças foram mais radicais.
“Integramos a sala com a varanda e também a cozinha. Com a amplitude ganha, organizamos os usos de jantar e sofá em um trecho mais central, liberando as laterais para os demais usos desejados.”
Além disso, destacam-se algumas soluções em marcenaria pensadas pelas arquitetas.
“O balcão americano que integra a cozinha se estende até as janelas, criando uma linha multifuncional, com cristaleira, bancada de apoio, churrasqueira a gás e marcenarias que ajudam os moradores a terem uma facilidade de organização, de forma bem setorizada e intuitiva. Na outra face, esquerda à sala, desenhamos uma grande marcenaria que mais uma vez cumpre com muitas funções e compõe volumes importantes para a sensação de conforto da sala. Com bastante madeira aparente em carvalho americano e trechos de serralheria, esse grande volume ajuda a criar um espaço permeável para a área de trabalho, sem que este seja um ambiente fechado em si, podendo estar integrado à sala ao mesmo tempo que é reservado. Essa estante que desenha o espaço interno do escritório é, em sua face voltada para sala, também chapelaria -organizando a entrada- e painel da TV. Seguindo o mesmo desenho e alinhamentos, ela se estende para a varanda, criando um grande tablado para servir como brinquedoteca para as crianças e também como espaço para práticas de yoga e leitura dos pais.”
Da mesma forma, a escolha dos móveis conversa com o restante dos ambientes.
“Para estar de acordo com todas as multi funções e usos conectados espacialmente, a escolha do sofá veio na mesma direção. Um sofá modular, composto para ser o item central da sala, com 360 graus de assento, oferecendo conforto para cada um dos usos possíveis nessa grande sala.”
Fotos: Cris Farhat/ Divulgação
Deixar um comentário