Espaços integrados apesar dos pilares estruturais
06 set, 2021 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade
Fotos: Maura Mello/ Divulgação
Escritório: Msac Arquitetura e Interiores
Área: 180m²
Local: Alto da Boa Vista, São Paulo
Ano: 2020
Ampliar e integrar todas as áreas sociais de forma que fosse concebido um layout que promovesse o convívio da família e amigos. Esse foi o principal pedido feito aos arquitetos da Msac Arquitetura e Interiores por um casal para este projeto no Alto da Boa Vista, São Paulo.
“Já que o casal adora receber a família e confraternizar com os amigos, mas vivem na casa os dois apenas, pudemos abrir mão de um dos dormitórios para ampliar a cozinha. Não à toa, ela foi o coração e ponto de partida do projeto.”
Entretanto, a cozinha não foi o único espaço modificado ao repensar os ambientes.
“Uma outra suíte foi incorporada à suíte principal, onde o banheiro se transformou num closet. No antigo quarto foi acomodado o home office, atualmente tão indispensável para as novas necessidades de se morar. Além disso, a abertura dos espaços e a ampliação das áreas possibilitou acomodar sofás de dimensões generosas e ainda criar um canto para o bar, já que o casal adora vinhos e possui duas adegas.”
Mas algumas surpresas apareceram durante o processo.
“Quando derrubamos a parede para integrar a cozinha descobrimos uma grande viga de altura considerável no living, e ela fazia parte da estrutura, sendo impossível de alterar. Para disfarçá-la, rebaixamos o forro da sala de jantar criando uma caixa amadeirada, que além de destacar o volume do ambiente, ajudou a disfarçar a viga.”
E todos esses desafios foram enfrentados com soluções inteligentes.
“Outra surpresa foi que, ao demolirmos as paredes de um dos quartos de hóspedes para ampliar a suíte do casal, surgiram dois canos que não constavam em planta. Impossibilitados de fazer qualquer intervenção, incorporamos ambos ao contexto : revestimos os tubos em gesso para melhorar a acústica e demos o mesmo acabamento em cimento queimado do piso, transformando-os em dois pilares redondos.”
Fotos: Maura Mello/ Divulgação
Deixar um comentário