Paredes curvas e tom contemporâneo
19 jun, 2023 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade
Fotos: André Mortatti / Divulgação
Escritório: Cyro Guimarães para StudioLIM
Produção: Filipe Camargo Studio
Área: 130m²
Local: Jardim Paulista, São Paulo
Ano: 2020
Um apartamento com paredes curvas, elementos orgânicos e um tom brasileiro contemporâneo. Esse é o projeto assinado pelo arquiteto Cyro Guimarães para StudioLIM para o morador, jovem solteiro que acabava de sair da casa dos pais.
“Todo o layout foi reestruturado. Resignificando as áreas de serviço e cozinha para os tempos atuais. Foram anexados dois quartos para ter uma suíte master com closet e banheiro master maior. O prédio possui os eixos de prumadas em partes muito importantes da planta. O projeto foi revisto após a demolição por conta disso. O layout da cozinha e sala foi ajustado para se adaptar à realidade do imóvel.”
Para a paleta de cores, uma base neutra foi a escolha para combinar com a marcenaria e o piso em madeira, que aquecem o ambiente e permitiram maior liberdade na escolha de outros acabamentos. A cozinha e a mesa de jantar em tons verdes proporcionam pontos de cor que iluminam a decoração.
“As escolhas dos materiais e mobiliário trazem o tom brasileiro e contemporâneo. As paredes curvas criam elementos orgânicos que quebram a sisudez do espaço.”
Dividido entre living, cozinha aberta, área de serviço com banheiro, lavabo, quarto de hóspedes, master com closet e banheiro aberto, o apartamento possui janelões que foram o ponto de partida do projeto. Através deles é possível captar luz abundante que entre pelas duas faces do prédio, cruzando e criando efeitos de luz diferentes ao longo do dia.
“Como característica do escritório, a iluminação está diretamente ligada a arquitetura. O teto predominantemente liso, os elementos de gesso com iluminação de sanca, a iluminação de piso no painel curvo, e as luminárias de mesa estrategicamente posicionadas, criam um ambiente aconchegante e intimista quando a tão farta luz do sol se põe e o projeto assume outra faceta.”
Com equilíbrio harmônico entre estética e funcionalidade, as paredes curvas não são meramente decorativas: elas aprimoram a acústica e fazem os fechamentos necessários onde seriam paredes retas.
“Fundamental para o projeto, a marcenaria curva marca a divisão entre o social e o privado, ao invés de deixar o corredor aberto para a sala. O painel de marcenaria que divide o quarto do closet são as coisas dos armários do mesmo. O home-theater é configurado por um prisma preto de marcenaria com revestimento de granito levigado. Ele tem altura rebaixada em relação ao teto para aumentar a sensação do pé- direito e criar o ponto focal dessa parede.”
Deixar um comentário