Apartamento com espaços repensados e painel de madeira
28 jul, 2021 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade
Fotos: Maíra Acayaba/ Divulgação
Escritório: Estúdio BRA Arquitetura
Área: 167 m²
Local: Brooklin, São Paulo
Ano: 2020
Uma reforma que transformasse o antigo apartamento em um lar acolhedor. Essa era a principal premissa de um casal com uma filha quando chamaram o escritório Estúdio BRA Arquitetura, para este projeto no Brooklyn, em São Paulo.
Desde o momento em que a reforma foi idealizada, a configuração do prédio influenciou diretamente no projeto.
“Por se tratar de uma situação em que temos um apartamento por andar, a entrada de luz foi incentivada com a remoção de algumas paredes. Também conseguimos melhorar a circulação de ar por meio da ventilação cruzada que essas modificações proporcionaram.”
Mas essas não foram as únicas mudanças consideráveis no apartamento.
“A antiga copa foi demolida para dar espaço a uma nova ilha que criou a possibilidade do ‘cozinhar social’ com amigos. Além disso, um lavabo que ficava ao centro da planta foi demolido e em seu lugar colocamos um jardim que recepciona os visitantes logo que entram no espaço.”
E a praticidade no dia a dia também foi levada em conta.
“Para que a casa não ficasse sem lavabo, um banheiro existente foi remodelado e cedeu parte de seu espaço para a criação desse novo lavabo. Ou seja, o espaço ‘saiu’ do centro da área social e ficou ao lado do novo escritório da família. Por fim, o dormitório de empregados foi demolido e em seu lugar passou a existir uma despensa.”
Vale ressaltar a solução utilizada para separar determinados espaços.
“Um painel em madeira divide a área social dos dormitórios, cozinha, lavanderia e despensa. Esse painel mimetiza a porta de entrada, porta de acesso aos dormitórios, porta dos quadros elétricos e armários que dão apoio à ilha, revelando-se apenas na forma de uma janela redonda que marca a posição da entrada da cozinha.”
Além disso, houve a preocupação por parte dos arquitetos em reaproveitar cada ambiente da melhor forma possível.
“A área social cresceu com a inclusão da antiga copa, e também com a integração da varanda. Isso resultou em um bom espaço para as salas de estar, tv, jantar e a ilha. Nos dormitórios, os revestimentos claros e as camas baixas reforçaram a sensação de amplitude.”
Maíra Acayaba/ Divulgação
Deixar um comentário