Ousadia Para Poucos
26 maio, 2015 |
Original. Kitsch. Controverso. É difícil encontrar uma palavra que defina exatamente a decoração da sede do escritório Albus Design, encabeçado por Henrique Steyer. Situado em Porto Alegre, o escritório surpreende os clientes logo de cara, e não demora muito para que percebam que estão adentrando um universo lúdico e criativo. Essa mistura inesperada de revestimentos, objetos e cores reflete a personalidade vibrante do arquiteto e publicitário.
Como o Albus Design aborda projetos de propaganda, design e arquitetura, a equipe de funcionários precisa estar sempre conectada, trocando ideias. Por isso os ambientes foram divididos em recepção, área de trabalho, sala de reuniões e a sala de Henrique. As divisórias entre os espaços são feitas de materiais alternativos e de ar industrial, como uma parede de blocos de concreto ou chapas metálicas fixadas no piso e no teto por meio de cabos de aço.
Elementos cenográficos estão presentes em todos os cômodos, assim como peças "fora de lugar". Um belo exemplo são os mictórios dourados que enfeitam uma das paredes da sala de reunião. A ideia do arquiteto era brincar com o paradoxo entre sagrado e profano, por isso, santos barrocos dividem o ambiente com imagens e livros eróticos. Desprendido de regras, Henrique revela: "Uma vez que a regra foi aprendida, chega a hora de quebrá-la".
Em alguns pontos, esse projeto nos faz lembrar das propostas peculiares do francês Philippe Starck, cujas obras nem sempre agradam a todos.r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
null
Deixar um comentário