Obras de arte em apartamento iluminado
25 nov, 2021 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade

Fotos: Pedro Mascaro/Divulgação
Escritório: Helô Marques Arquitetura
Área: 220m²
Local: Jardim Europa, São Paulo
Ano: 2020
A decoração de uma residência não é apenas um recurso estético. É uma estratégia simbólica de contar uma história e refletir sobre a trajetória do morador. Este apartamento iluminado é o antigo imóvel da arquiteta Helô Marques, e nele a profissional imprimiu um pouco da própria personalidade, com objetos e obras de arte que envolvem toda sua família.
Os quadros representam momentos importantes de trabalhos e viagens. A pintura de um cavalo que está na entrada do apartamento, por exemplo, é uma herança de família. A arte era parte do escritório do seu avô, que foi projetado pelo tio arquiteto Renato Marques. “Em qualquer projeto, a ideia é que o estar em casa seja prazeroso. Afinal, a casa é a extensão física da personalidade do homem”, diz a profissional.
A decoração é rica em cores, mas com uma base neutra e suave. “Partimos de um conceito clean, resolvendo o espaço, a proporção, a harmonia, criando a moldura certa para uma decoração que muitas vezes pede dinamismo, em função de uma sociedade com ofertas constantes de variedades”, explica Helô Marques.
O ponto de partida foram os tapetes coloridos by Kamy, pelos quais a arquiteta havia se apaixonado. Como a arquiteta queria usar os dois, precisava fazê-los combinar. Então, os demais elementos da decoração seguiram o padrão visual, desde os sofás Decameron às pinturas da +55 Design. Na sala de jantar, o quadro de cocar foi adquirido em viagens pela arquiteta, enquanto as peneiras bordadas são da Dpot Objeto.
Os revestimentos são outro destaque do projeto. O painel da TV, desenvolvido pela Marcenaria Renara com acabamento em freijó, não inclui nenhum móvel para facilitar a circulação. Na sala de jantar, a parede é vestida com uma pintura da artista Thais Peres. O quarto das crianças foi revestido com papel de parede Bucalo, enquanto o banheiro conta com peças de cerâmica da Mais Revestimentos que trazem um visual retrô.
A arquiteta esperava um apartamento iluminado por isso se encantou com o janelão em fita, que remetia ao modernismo e trouxe sensação de liberdade. As vistas contornam toda a área social e podem ser ainda melhor apreciadas com o skyline de São Paulo. Algumas peças da decoração foram desenhadas pelo próprio escritório, como a mesa de centro, desenvolvida em parceria com Ana Luiza Wawelberg, e a mesa de cabeceira do quarto do casal, feita em mármore.
Cada espaço foi pensado para oferecer conforto e praticidade, sem abrir mão do aspecto lúdico e simbólico da decoração. A riqueza visual deste apartamento iluminado está nas obras de arte e no uso seletivo das cores, evocando diferentes sensações e emoções em cada cômodo. Tudo organizado para que os moradores tivessem qualidade de vida e comodidade.






















Deixar um comentário