O Lar De Um Cadeirante
26 maio, 2015 |
São muitos os desafios enfrentados pelos deficientes físicos no Brasil. Além da óbvia questão da mobilidade, essas pessoas passam por dificuldades para utilizar transportes e espaços públicos, praticar esportes e também trabalhar. Por isso, nada mais justo que pelo menos dentro de casa eles estejam realmente confortáveis.
Pensando nesse setor desfavorecido da sociedade, a arquiteta Juliana Santana concebeu um espaço totalmente adaptado aos cadeirantes em sua participação na Casa Cor Brasília 2011. Idealizado para atender as necessidades de um esportista jovem, alegre e antenado com as tendências urbanas, o projeto reúne peças renomadas do design internacional e também obras de arte contemporâneas.
A arquitetura, simples e de linhas retas, atua como pano de fundo para essa seleção de móveis e objetos descontraídos. De um lado da cama, o closet e o banheiro ficam escondidos em um bloco com paredes pintadas de preto. Já na outra extremidade, o highlight do ambiente: uma estrutura de madeira que emoldura a bancada do home office e o cantinho de leitura. Em 90m², Juliana conseguiu criar vãos largos o bastante para permitir a circulação da cadeira de rodas sem nenhum obstáculo.
Sofá, poltrona e pufe também foram selecionados a fim de promover o maior aconchego possível. Na área do banho, medidas de segurança como banco dobrável na parede e barras de apoio reforçam a acessibilidade do projeto onde o protagonista é o deficiente físico.
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
Fotos: Haruo Mikami
null
Deixar um comentário