Natureza E Arquitetura Lado A Lado
26 maio, 2015 |
Basta ler o nome Marcio Kogan que os fãs de arquitetura já sabem: vem projeto grandioso por aí. E não estamos falando apenas de grandiosidade espacial e literal, mas também de grandeza criativa e emotiva, que inspira. A Casa Toblerone, um dos trabalhos mais recentes do arquiteto e da equipe do StudioMK27, traz escolhas estilísticas que já viraram marcas registradas de Kogan. Entre elas, a utilização de materiais locais na construção e nos acabamentos e a criação de imensos vãos livres integrados ao entorno. Entorno normalmente esculpido em jardins e áreas verdes exuberantes.
A estrutura imponente da casa é simples em seu conceito: o térreo é quase que totalmente aberto, livre de paredes e com portas de vidro que correm pelas laterais. Apoiado sobre quatorze colunas circulares de concreto, o segundo pavimento parece flutuar sobre a área social. Mais reservado, esse andar é como uma caixa de madeira, cercado por elementos que funcionam como brise-soleils, filtrando a luz do sol. Fixados em venezianas, os brises podem ser abertos por completo, permitindo que o verde adentre até mesmo os ambientes mais íntimos desse lar.
A varanda é praticamente uma extensão do living, que por sua vez abriga também o home office, que tem vista para o pátio dos fundos, recheado de jabuticabeiras. Sobre essa varanda, no piso superior, um terraço generoso permite que os moradores espiem de perto as árvores perfumadas do paisagismo. Toda essa liberdade e mobilidade trazem também outras vantagens: a residência é constantemente banhada pela luz do sol e recebe farta ventilação natural, contribuindo para uma economia considerável de energia elétrica. O toque final de uma casa que une arquitetura, poesia e respeito à natureza.
Fotos por Nelson Kon
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
null
Deixar um comentário