Nascido Da Memória
26 maio, 2015 |
Nos baús da memória o paisagista Alex Hanazaki foi buscar inspiração para conceber o seu generoso jardim na segunda edição da Hyundai Mostra Black, realizada em 2012 em São Paulo. Rios e hortas estilizados saíram das lembranças de sua infância, vivida no interior do estado, e aos poucos foram tomando forma ao longo dos 860 m² de área externa. A ideia era que o espaço emocionasse os visitantes os fazendo lembrar a beleza das coisas simples da vida, como plantar hortaliças e apreciar o verde.
Porém, apesar da proposta um tanto romântica, o paisagista investiu em um visual bem contemporâneo, como se fosse uma reinterpretação do passado. Aliás, as imagens que o menino Alex via lá do alto, em viagens de avião com a família, mostravam campos de plantio, rios, montanhas e caminhos… Tudo visto de cima. E foi essa a tradução que o profissional fez: transformou as lembranças de imagens chapadas em elementos tridimensionais no jardim.
Simbolizando grandes lagos, os dois espelhos d'água foram construídos sobre uma estrutura de aço corten elevada, que parecia flutuar aos pés dos visitantes. Enormes pedras de calcário, algumas com cerca de 2 toneladas, foram trazidas direto do interior de São Paulo para decorar esses espelhos, lembrando os trechos de terra que salpicam os rios e lagos lá de cima.
A área externa contou ainda com um deck de madeira reciclada coberto por uma pérgola metálica com proteção solar inovadora, feita de cordas de sisal tratadas para resistir ao tempo. Entre tantos detalhes, Alex ainda incluiu no projeto algumas lareiras ecológicas, fazendo referência a uma queimada que viu quando criança e que marcou seu olhar. O espaço foi batizado de Hana Zaki, que na etimologia japonesa significa o crescimento da flor, além de ser o sobrenome do paisagista.
null
Deixar um comentário