Marcenaria elegante e prática
19 jul, 2023 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade
Fotos: Carolina Lacaz / Divulgação
Escritório: Angá Arquitetura
Área: 160m²
Local: Tietê, São Paulo
Ano: 2021
Uma cozinha elegante, pensada para receber e com marcenaria muito bem pensada para deixar o projeto funcional, neutro e pronto para alugar. Esse foi o pedido dos clientes ao escritório Angá Arquitetura, que assina o apartamento de 160m² no Tietê, São Paulo.
“Pensado para ser um apartamento para aluguel, visamos um projeto neutro mas com personalidade. Além de funcional, o novo layout e os acabamentos deveriam atender a múltiplas rotinas e personalidades.”
Para isso, as arquitetas tiveram que adaptar a planta antiga do apartamento de 1970 aos dias de hoje.
“A cozinha deveria ser integrada ao estar e com um layout interessante para receber gente. Além disso, as marcenarias deveriam ser bem pensadas para atender diversos públicos (uma vez que seria para aluguel), além de chamar a atenção de visitantes em busca de apartamento. Os materiais deveriam seguir a mesma lógica: elegantes, porém funcionais e resistentes.”
Como o apartamento teria o propósito de aluguel sem os móveis, a marcenaria deveria tomar o protagonismo no projeto. O maior desafio foi criar um conceito que, apesar de neutro, fosse interessante e chamativo.
“A cozinha foi integrada à sala e parte da área de serviço foi usada para ampliar a área social. Criamos um L de marcenaria, que se apresenta ao estar como um cubo de madeira, para resolver o louceiro, nicho da geladeira e do microondas e o acesso escondido da lavanderia. A bancada em U da cozinha organiza toda a área de trabalho, além de oferecer uma bancada de apoio para refeições rápidas.”
Deixar um comentário