Loft com área externa integrada
02 dez, 2021 | Casas, Lofts, Acima de 200 m2, Cidade

Fotos: Haruo Mikami/Divulgação
Escritório: ME Arquitetura
Área: 350 m²
Local: São Paulo
Ano: 2020
A conexão com a natureza é a premissa básica deste projeto desenvolvido para um jovem rapaz em Brasília. O escritório ME Arquitetura, liderado por Maria Eduarda Oliveira, traz uma área externa integrada aos interiores, fazendo com que a paisagem e a piscina invadam até mesmo os espaços íntimos.
Segundo Maria Eduarda Oliveira, o espaço foi pensado para que o proprietário pudesse ter mais conforto para receber a família e os amigos. “É uma residência térrea, com proporções generosas, com apenas uma suíte, um banheiro e dois lavabos. O projeto busca valorizar o estar junto e a convivência, borrando as linhas que separam o externo do interno”, diz.
A residência explora também o relacionamento entre vazios e cheios, desde o acesso à casa até a abertura total das esquadrias para dentro da parede. A solução integra a sala de jantar, cozinha, varanda e deck, formando um grande estar. As esquadrias com molduras pretas se abrem para dentro do painel ripado em frente à cozinha.
Pela entrada se vê ripas de madeira freijó natural que remetem ao forro também com ripas de madeira natural, da Kabala, ressaltando assim a integração do exterior com o interior. O generoso vão vencido pela laje nervurada enfatiza a criação do grande salão único, com todos os pilares embutidos nas paredes.
A residência retilínea foi implantada para permitir o máximo aproveitamento da vista para o lago Paranoá. Com a área externa integrada à área interna, é possível que todos os cômodos recebam iluminação natural e ventilação abundante. O closet e o banheiro ocorrem no mesmo ambiente, e a área do chuveiro se abre para um jardim.
Além da madeira freijó, outros materiais naturais se fazem presentes, como o mármore travertino romano da Marmoraria Alvorada, que reveste a área molhada. Na cozinha, os armários são feitos de madeira ebanizada, da Kitchens. A paleta de cores reduzida, focada no equilíbrio de tons claros e escuros, faz com o que o protagonismo do visual seja das texturas e das geometrias.
Todo o mobiliário foi reflete a paleta de cores e materiais aplicados na arquitetura. Com a área externa integrada, até mesmo as peças do espaço da piscina conversam diretamente com o mobiliário interno. A integração ampliada dos ambientes garante melhor aproveitamento de cada canto da residência.



























Deixar um comentário