Elementos arquitetônicos do apartamento como linguagem decorativa
06 out, 2021 | Apartamentos, De 50 a 100 m2, Cidade
Fotos: André Mortatti/ Divulgação
Escritório: StudioLIM
Área: 55m²
Local: Praça Roosevelt, São Paulo
Ano: 2021
Uma reforma que trouxesse mais luz natural a um apartamento antigo aplicando uma linguagem decorativa aos elementos arquitetônicos. Esse foi o pedido feito por um cliente jovem e solteiro aos arquitetos do StudioLIM para este projeto na Praça Roosevelt, São Paulo.
“Havia muitas paredes que fechavam a vista de 180 graus do centro de São Paulo. Felizmente, a mudança de fachada era permitida devido a altura e escalonamento do andar. Por isso buscamos trazer esse visual para o espaço, o que também iluminou bem mais o ambiente.”
Outras características estruturais do apartamento também foram levadas em consideração para o projeto.
“Havia uma viga invertida no quarto e para conseguirmos deixar o cômodo junto a janela, colocamos a cama em cima da viga. Esta mesma viga, dentro do banheiro, virou a banheira de hidromassagem.”
E a profissão do morador influenciou diretamente na escolha de estilo do apartamento.
“Ele é designer, então já estava familiarizado com criar uma identidade estética interessante. Então realizamos algo com a nossa linguagem, mais minimalista, mas evidenciando os elementos arquitetônicos do apartamento como linguagem decorativa.”
Além disso, como o espaço tem 55m², soluções foram pensadas para integração.
“Nós queríamos espaços que fizessem sentido entre si, mas que pudessem proporcionar privacidade para o proprietário quando necessário. Dessa forma, colocamos por exemplo uma cortina de acesso ao quarto a partir da sala.”
Fotos: André Mortatti/ Divulgação
Deixar um comentário