Layout descomplicado e funcional | CasaCor
19 ago, 2022 | Mostras, Até 50 m2, Cidade
Fotos: MCA Estúdio/ Divulgação
Escritório: Tufi Mousse Arquitetura
Paisagismo: Luciana Bacheschi
Área: 50m²
Local: CasaCor SP
Ano: 2022
Um studio com layout descomplicado e funcional. Esse foi o resultado deste projeto assinado por Tufi Mousse para a CasaCor SP.
“Na vida mais vale agir com jeito do que força, ter mais espaço livre do que acumulado. Agrupar o necessário, ao invés do excesso. Saber exatamente quem se é e como se mover nessa trama existencial. O lugar que se habita é espelho não narcísico neste caso, mas um local conexão de pertencimento e deslocamento constante.”
E, além do conceito, uma das peças assinadas pelo profissional norteou as escolhas do projeto.
“O espaço foi apelidado de Studio Alfi por conta da mesa presente. A peça representa mais do que uma tipologia para acolher o corpo em momentos de convívio e companhia. Alfi é literalmente uma simbologia que manifesta-se nos 50 metros quadrados do espaço. A configuração do Studio se dá, na mesma proporção, maximizada da mesa desenhada pelo escritório para a mostra catarinense passada. A ideia de elegê-la como uma imagem para desdobrar a temática gerou uma grande estrutura em madeira natural torneada. Robusta, como uma camada externa maciça, porém com uma ordenação interna em metal. Os pés de metal que encontram o chão dão firmeza e apoio. A mesa corpulenta, porém de base delicada e firme, representa a vida e a ideia de levá-la com leveza, sabedoria.”
Os materiais predominantes também fizeram diferença no espaço.
“Os móveis que acomodam os movimentos motores ordinários – muitas das peças desenhadas pelo escritório e lançadas nesta edição – revelam traços orgânicos e lineares. A decisão foi predominantemente pelos materiais naturais, incluindo o reaproveitamento de pedras para compor as superfícies das bancadas e divisórias em MDF, que garantem a utilização pós mostra. E como descarte não é uma opção para o escritório, a laje original fica à mostra, dando mais amplitude e reconhecimento da história que a arquitetura do edifício conta.”
Fotos: MCA Estúdio/ Divulgação