Jovem e Descolado
22 nov, 2018 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade
O escritório Pietro Terlizzi Arquitetura assina a reforma do duplex de 160 m², no Ipiranga, em São Paulo. Com uma bela vista, o apartamento fica no topo de uma torre de nove andares. Um dos desafios foi o projeto de iluminação, já que foi necessário suprir a falta de claridade, porque o apartamento só recebe luz em uma das faces.
O fato de o duplex ficar no topo de uma torre de nove andares traz alguns benefícios, além da vista incrível da cidade. Ele se encontra num pavimento relativamente baixo, conquistando um ‘respiro’ visual e sonoro graças ao afastamento da rua e garantindo também um ar mais agradável.
Isso direcionou o escritório a criar um projeto onde os moradores pudessem ter uma área externa convidativa no segundo andar. Assim podem aproveitar melhor a paisagem e a tranquilidade, sem parecer que estão em São Paulo. Não por acaso o andar superior, que antes era uma simples laje descoberta, abriga toda a área de lazer e diversão do apartamento. Composta por home theater, mesa de jantar, espaço gourmet com churrasqueira, deck, jardim vertical e ofurô.
O estilo industrial foi trabalhado na área externa com dutos elétricos aparentes e revestimentos rústicos, mesclando tijolos, madeira e porcelanato com visual de cimento. A estrutura metálica, que cobre o home theater e a sala de jantar, traz blocos amarelos na parede, na porta e na marcenaria, combinados com as nuances de cinza. Os cordões de luz e a galeria de quadros reforçam a atmosfera jovem e descolada.
No andar inferior, o estar traz elementos aconchegantes, como o assoalho de cumaru, e urbanos, como o cimento queimado. Já o forro e as paredes pintadas de branco equilibram esse conjunto de texturas. Para não atravancar a circulação, a marcenaria é linear e fica junto às paredes, a exemplo do rack.
Fotos: Guilherme Pucci.
Deixar um comentário