Jovem, contemporâneo e com toques vintage
05 abr, 2023 | Apartamentos, De 50 a 100 m2, Cidade
Fotos: Denilson Machado, MCA Estudio / Divulgação
Escritório: Panaggio Arquitetura
Área: 90m²
Local: Copacabana, Rio de Janeiro
Ano: 2022
Estilo jovem, descontraído e contemporâneo com toques vintage. Este foi o pedido do cliente, o médico e carioca Thiago Cotian de 30 anos, ao escritório Panaggio Arquitetura, que assina o projeto.
“O cliente pediu para manter algumas características originais do imóvel, como o piso em taco, os pendentes nos quartos e as molduras e maçanetas das portas, pois esses elementos imprimiriam um toque vintage em todo o projeto. Ele queria ainda ter um banco azulejado na sala e, por fim, uma cozinha all black.”
De acordo com o arquiteto João Panaggio, as áreas molhadas foram as que mais sofreram modificações na planta. Entre elas, o banheiro e o quarto de serviço foram eliminados para ampliar o banheiro social, o banheiro da suíte e a cozinha, que também ganhou uma despensa.
“Apostamos em um espaço relaxante, em tons mais escuros e com luz difusa para proporcionar um banho tranquilo após um dia conturbado. Usamos revestimento preto dentro do box e aplicamos no teto um painel metálico tipo muxarabi, também preto, para criar uma sensação de caixa escura. Já a parede da bancada foi revestida com cimento queimado.”
No mobiliário, as clássicas cadeiras de jantar Thonet, a banqueta alta antiga com assento rosqueado garimpada no antiquário AD Studio e a poltrona modernista Beto assinada por Sergio Rodrigues. O Carrinho Tapioca do designer Adalfan Filho, a mesa de centro Margem da dupla Luciana Martins e Gerson de Oliveira e mesa de apoio Vidro, do Guilherme Wentz, todos fornecidos pelo Arquivo Contemporâneo, adicionam toques de contemporaneidade.
“Nosso maior desafio neste projeto foi unir tempos diversos. O projeto não partiu de uma tela em branco. Pelo contrário, as intervenções que fizemos partiram de alguns elementos existentes que foram preservados. Nada neste apartamento se propõe a ser uma imitação do passado.”
Deixar um comentário