Integração com soluções inteligentes
14 ago, 2023 | Apartamentos, De 50 a 100 m2, Cidade
Fotos: Eduardo Macarios / Divulgação
Escritório: SOLO Arquitetos
Área: 62m²
Local: Mossunguê, Curitiba, Paraná
Ano: 2022
Um apartamento que enquadra a natureza em seu interior e cria soluções inteligentes para a integração entre cômodos. Este é o projeto assinado pelo escritório SOLO Arquitetos, que também assina o projeto do edifício Klee Urban Habitat onde o apartamento está situado.
“Os clientes foram atraídos por esse imóvel devido a sua relação direta com o bosque em frente ao terreno, através das janelas e varandas do edifício. Deste modo, assumimos desde o primeiro momento o enquadramento desta paisagem como parte da composição do projeto de interiores.”
Na planta original, um terceiro quarto estava previsto. Porém, a fim de expandir a área social do apartamento, os arquitetos optaram por sua demolição, permitindo um layout mais generoso para a planta de 62m².
“Nossa proposta incorporou o verde na sua composição, aliado à madeira presente no piso e na marcenaria, e aos tons claros dos tecidos e paredes. Sobre essa base leve, o layout adotado foi pautado na total integração visual dos ambientes na área social do apartamento, ainda que com espaços bem delimitados. Para isso, o desenho da marcenaria e a escolha das peças de mobiliário foi fundamental.”
Uma bancada que serve tanto como mesa para o café quanto como buffet faz a conexão entre a cozinha e a sala de jantar. A mesa redonda em mármore Paraná possui cadeiras iguais à da mesa flutuante criada entre os dois pilares da edificação. Como seu uso é pontual servindo como escritório para os dias de home office dos moradores, sua cadeira igual a de jantar foi pensada para acomodar possíveis visitas extras.
Já para a sala de estar, um sofá de perfil mais baixo foi pensado para facilitar a conversa entre pessoas em diferentes ambientes. Era importante, também, que o design da peça fosse interessante de todos os lados, uma vez que as costas da peça ficam totalmente expostas.
“O resultado foi uma atmosfera leve aliada a uma planta flexível que, com boas soluções, conseguiu atender as demandas estéticas e funcionais dos clientes e da Lua, a mascote da casa.”
Deixar um comentário