Inspiração na atmosfera leve e o estilo despojado do Leblon
01 abr, 2024 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Cidade
Fotos: MCA estúdio / Divulgação
Escritório: João Panaggio
Local: Leblon, Rio de Janeiro
Área: 220m²
Um casal de 65 anos e um de seus três filhos, de 23 anos, já moravam no Leblon, Rio de Janeiro, quando decidiram se mudar para este apartamento de 220m², no mesmo bairro, atraídos, sobretudo, pela generosa varanda da sala. Assim que receberam as chaves, encomendaram um projeto de reforma geral ao arquiteto João Panaggio.
Inicialmente, a reforma seria na cozinha e sala. Mas, durante o processo de elaboração do projeto, os clientes se empolgaram e acabaram renovando o apartamento inteiro.
No geral, o casal pediu uma casa confortável para receber os amigos, funcional e prática no dia-a-dia, tradicional na divisão dos espaços e com muitos armários de armazenamento em todo o apartamento.
Originalmente, a sala de jantar era isolada e ocupava a atual sala de TV. Com a reforma, o arquiteto integrou todos os ambientes da área social e posicionou a nova sala de TV e a sala de estar ao lado da varanda, deixando a sala de jantar próximo à cozinha. Outra intervenção foi o reposicionamento do hall íntimo.
Antes, o acesso aos quartos acontecia pela cozinha. Reduzimos a cozinha e posicionamos a circulação de forma autônoma.
Na decoração, que segue o estilo contemporâneo com toques praianos, boa parte dos móveis foi trazida do apartamento antigo dos clientes e mesclados com as peças novas. A poltrona Mole (do Sergio Rodrigues), por exemplo, tem um valor afetivo bastante especial, pois foi um presente da esposa ao marido.
Como a cliente tem um ateliê de cerâmica perto de casa, algumas peças da decoração ressaltam o acervo dela. A coleção de mini xícaras, por exemplo, ganhou lugar de destaque na cristaleira da sala, que também veio do antigo endereço.
Entre as peças de novas de design assinado, o arquiteto conta que mesclou mobiliários contemporâneos, como a estante Icon e a mesa de jantar Legg, com mobiliários modernistas, como o banquinho Mocho e o banco Leaf. Já as luminárias pendentes Gamela, sobre a mesa de jantar, são da Lumini e levam a assinatura de Lia Siqueira. Panaggio destaca ainda algumas obras de arte, como a tela grande do artista Moacyr Travaglia, acima do sofá azul da sala de estar, e composição de 8 pequenos quadros do artista Thomaz Velho, na sala de jantar.
Na área social, o arquiteto lançou mão de acabamentos em tons neutros, abusou de marcenarias em freijó natural e restaurou o piso original em tábua corrida de madeira escura. A cor azul aparece de forma pontual nas poltronas da varanda, cadeiras externas e no sofá da sala de estar.
A troca das esquadrias da varanda por um modelo com folhas deslizantes, que permitiu integrá-la totalmente à sala, realizando, assim, o maior desejo dos clientes neste projeto. A ampla vista da copa das árvores, que preencheu todo o campo de visão da área social, mantendo ainda uma certa privacidade frente aos vizinhos.
Deixar um comentário