Humanizar o ambiente de trabalho
05 fev, 2024 | Comerciais, Até 50 m2, Cidade
Fotos: Rafael Renzo/ Divulgação
Escritório: Renato Mendonça
Área:35m²
Local: Cerqueira César, São Paulo
O conceito do arquiteto Renato Mendonça ao projetar seu próprio escritório foi: Humanizar o ambiente de trabalho. O profissional queria revestimentos e uma paleta de cores que tornasse o conjunto de 35 m² menos impessoal.
Acredito que espaços corporativos mais calorosos tragam maior bem-estar, já que passamos oito horas ou mais no ambiente de trabalho.
Por isso, em toda a distribuição da planta – hall de entrada, sala de desenvolvimento de projetos, sala de reuniões, sala do arquiteto, copa e até mesmo no lavabo – Renato Mendonça optou por piso maciço de cumaru, da Akafloor.
Além de aconchegante, este tipo de madeira, mais dura e resistente, não sofreria danos a longo prazo por conta do trânsito de pessoas e da pressão das rodinhas das cadeiras.
A utilização do revestimento não se resumiu ao piso de todo o escritório. A fim de manter a mesma linguagem estética e ainda dar unidade ao todo, a parede de fundo do lavabo recebeu a mesma madeira maciça de cumaru.
E foi justamente para que tivéssemos uma sensação de extensão do piso ao abrir a porta do lavabo que não colocamos o espelho neste painel e sim na parede ao lado.
No hall de entrada, o aconchego fica por conta da delicadeza das mesinhas de apoio, dos cabideiros para bolsas e casacos e quadrinhos nas paredes. Integrado ao pequeno espaço de entrada, uma escrivaninha antiga de madeira complementa o visual intimista. Sobre a peça de antiquário, que aquece o ambiente, fica um expositor de amostras de revestimentos de trabalhos executados no dia a dia.
Na área reservada para desenvolvimento de projetos, as prateleiras nas estações de trabalho – feitas sob medida – servem tanto para acomodar o monitor na altura ideal como para apoiar livros. Já a cor laranja do assento das cadeiras dos arquitetos da equipe mantém a sensação calorosa proposta para o espaço. Da mesma forma, os painéis de cumaru que separam o ambiente da sala de reuniões.
Na sala do arquiteto, um único ambiente que não existia na planta original: a copa. Agregando elegância aos dois ambientes integrados, o mármore Calacata Paraná reveste tanto a mesa de trabalho do arquiteto, como a bancada e o frontão da copa.
No teto e na parede que delimita a área da copa foram empregadas as mesmas ripas de madeira branca que compõem o restante do escritório. Em alguns locais, como na sala do arquiteto e no local reservado para desenvolvimento de projetos, a laje original foi mantida. Desta forma, sem forro, o pé-direito se manteve mais alto e a fiação ficou exposta, dando um toque mais industrial ao décor.
#publi
Deixar um comentário