Frescor e leveza em apartamento de 125m²
08 out, 2024 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade
Fotos: MCA Estudio/ Divulgação
Escritório: MBV Arquitetura
Total: 125m²
Local: Flamengo, Rio de Janeiro
Produção: Pualani
Um casal na faixa dos 45 anos se queixava da falta de espaço no apartamento anterior, no Flamengo, Rio de Janeiro, que foi comprado antes do nascimento da filha, hoje com três anos. Após meses procurando um imóvel maior, no mesmo bairro, eles finalmente encontraram o atual, de 125m² e, assim que receberam as chaves, encomendaram à arquiteta Marina Vilaça, do escritório MBV Arquitetura, um projeto de reforma completa.
Em primeiro lugar, os clientes pediram ambientes confortáveis e funcionais. Além disso, queriam também quartos amplos, circulação melhor, muitos armários, duas bancadas de escritório e uma sala onde pudessem receber confortavelmente amigos e familiares.
Originalmente, o apartamento tinha três quartos e dois banheiros e a suíte do casal ocupava o local do atual quarto da filha. Com a reforma, a arquiteta transformou os dois quartos dos fundos e o antigo banheiro social em uma suíte com closet para o casal, restando ainda espaço para um escritório de 8m², com sofá-cama para acomodar eventuais hóspedes. Agora ocupado pela filha, o antigo dormitório do casal se tornou amplo, com espaço para uma cama de solteiro, dois armários, mezanino e escrivaninha. Por fim, o banheiro da antiga suíte do casal virou o atual banheiro social.
No geral, o projeto buscou criar espaços práticos, funcionais, claros e sem excessos. Para deixá-los mais acolhedores, a arquiteta apostou em marcenarias com acabamento em carvalho natural e acrescentou tons de verde e azul – que são as cores prediletas dos clientes – em todos os cômodos.
O verde nos aproxima da natureza, enquanto o azul traz serenidade. As demais cores entraram depois para equilibrar e deixar os ambientes mais alegres e luminosos.
Um destaque no projeto é a marcenaria multiuso com quinas arredondadas, que vai do piso ao teto na entrada da sala, sendo a parte inferior revestida com ripas abauladas de madeira. O mesmo acabamento foi usado no painel de parede que começa no hall de entrada, segue pela sala de tv e adentra a circulação, mimetizando as portas de acesso ao escritório e a cozinha.
Deixar um comentário