Estilo de construção colonial e móveis contemporâneos
25 maio, 2022 | Casas, De 50 a 100 m2, Campo
Fotos: Romulo Fialdini/ Divulgação
Escritório: Guta Louro Designs
Paisagismo: Landscape Jardins e Maria Fernanda Marques
Área: cada casa com 80m²
Local: Jarinu, São Paulo
Ano: 2021
Uma reforma em duas casas de família que recuperasse o estilo colonial das construções. Esse era o desejo de uma finlandesa que mora no brasil há anos para o terreno de sua família em Jarinu, interior de São Paulo, e que chamou para esta empreitada a arquiteta Guta Louro.
“O local era onde uma família finlandesa passava os finais de semana, em duas casas construídas no mesmo terreno – ali, a filha do casal criou boas memórias de infância. Corta para 20 anos depois: os pais já haviam voltado para a Finlândia e a propriedade é passada para o nome da filha, que mora há anos no Brasil e é CEO de uma empresa multinacional. Seu filho, após uma temporada fora do país, retorna ao Brasil e resolve reformar as duas casas de campo, uma para si mesma e a outra para ele.”
Dessa forma, todo o projeto foi pautado pelas memórias afetivas da moradora.
“Partimos da conservação e cultivo da história. O carinho com o qual a cliente guarda as lembranças vividas nestas duas casas e o desejo dela de voltar a viver lindos momentos nelas é inspirador. O cuidado e importância que ela dá à natureza e à preservação de boas energias também me incentivou a certificar que estas duas casas teriam cores e detalhes alegres, que estimulam esse estilo de vida.”
Para atingir as necessidades da família, ambas as casas ganharam um novo layout.
“Uma das casas tinha um estilo mais colonial, enquanto a outra era uma mistura de estilos. Adequamos a fachada da primeira casa ao estilo colonial, sem alterar sua estrutura ou fundação. Trocamos todos os revestimentos e cores das duas construções e modernizamos os acessórios e layout para se adequarem ao cotidiano moderno, sem interferir no visual colonial: brincamos com ladrilho hidráulico, utilizamos madeira de demolição nos pisos e escolhemos cores alegres e relevantes ao período que pretendíamos preservar.”
Mas por mais que o estilo colonial das construções tenha sido recuperado, as duas casas foram modernizadas através do uso de mobiliário contemporâneo.
“Foram usadas diversas peças do design brasileiro contemporâneo, mas que mantêm um diálogo com o estilo das casas, trazendo elementos como a madeira, a palhinha e outras texturas naturais.”
Vale destacar também as modificações feitas na área externa das casas.
“Do lado de fora, o revestimento de piso externo é novo em ambas as casas, assim como o da piscina. Já o projeto para o deck e a circulação da área externa foram feitos em parceria com a Landscape Jardins e a paisagista Maria Fernanda Marques. Encontramos alguns desafios ao longo da execução de obra, como em qualquer projeto de retrofit de imóveis antigos ou sem manutenção, mas nada fora do ordinário ou que requeresse mudanças no projeto original desenhado por mim.”
Fotos: Romulo Fialdini/ Divulgação
Deixar um comentário