Espaços integrados e obras de arte
16 jan, 2023 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade
Fotos: MCA Estúdio / Divulgação
Escritório: Escala Arquitetura
Área: 150m²
Local: Jardim Botânico, Rio de Janeiro
Ano: 2021
Um apartamento com espaços integrados, madeira e obras de arte. Este foi o pedido dos clientes, um jovem casal com duas filhas, ao escritório Escala arquitetura, que assina o projeto de 150m² no Jardim Botânico, Rio de Janeiro.
“O principal desafio foi explorar uma nova arquitetura na mesma planta: quando iniciamos esse projeto havíamos finalizado o acompanhamento de outra obra no mesmo prédio. Buscamos integrar as áreas sociais aproveitando melhor o que antes era apenas circulação, mas o toque principal para diferenciar os dois fica por conta dos clientes. Cada um com um estilo próprio e único, que buscamos sempre traduzir no nosso trabalho.”
Para isso, as delimitações entre cozinha, área de jantar, estar e varanda foram derrubadas, criando linearidade e espaços contínuos. Além disso, o uso de materiais como a madeira e a textura de concreto deu um toque especial à decoração.
“As paredes brancas e o sofá branco ganham vida com o uso da madeira, de objetos decorativos, quadros e tapetes coloridos. As vigas ressaltadas em textura de concreto criam uma materialidade diferente pro ambiente. E a repetição da treliça na estante, no móvel e na cobertura da varanda criam uma linguagem unitária em geral. O fechamento com cortina de vidro na varanda permite a entrada completa de iluminação natural na sala ao longo do dia, além de que quando aberta, permite uma boa ventilação para toda essa área comum.”
Obras de arte e objetos decorativos trazem aconchego e ainda mais personalidade ao projeto. A escolha do quadro de Marcelo Solá para compor uma das paredes da sala de jantar, por exemplo, foi um pedido dos clientes.
“A forração de madeira que enquadra a área de jantar e o quadro do artista Marcelo Solá, que é o protagonista do estar social do apartamento, tornam esse projeto especial e único. O pendente LBB01, design de Lina Bo Bardi , compõe com a mesa de jantar Caetano do designer Aristeu Pires em freijó louro natural e com as cadeiras Milla do designer Jader Almeida, com assento colorido. Com um painel em carvalho europeu com espelho como fundo, o jantar e a cozinha estão próximos e integrados.”
Deixar um comentário