Espaços Amplos para Receber os Amigos
01 out, 2017 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade
Originalmente com três quartos pequenos e uma sala estreita, apartamento de 120m2, na Gávea, se transformou pelas mãos do arquiteto Francisco Viana. O morador é um psicanalista de 70 anos, já com filhos adultos, que viveu em Paris muitos anos e trouxe na mudança de volta ao Brasil peças de valor afetivo da residência anterior.
Após a reforma, o apartamento ganhou sala ampla integrada ao escritório que pode ser transformado em suíte de hóspedes. A varanda também foi incorporada ao living. A antiga copa foi incorporada à cozinha, que ganhou dimensões proporcionais ao living. A área de serviço tem continuidade visual com a cozinha. O apartamento conta ainda com a suíte do proprietário, compacta como assim desejava ele. O box do banheiro da suíte ganhou parede de vidro translúcido e uma fonte de luz natural durante o dia. As dependências de serviço foram mantidas a pedido do cliente.
O cliente pediu espaços mais amplos para receber amigos e para que os corredores fossem eliminados. Também, obviamente, área adequada para leitura e estantes para sua numerosa biblioteca.
Os tons escuros e sóbrios do mobiliário já existente me fizeram optar por amplas superfícies claras e frias, naturalmente aquecidas pela presença forte da madeira e couro, além de tapetes orientais do próprio ciente. Algumas notas de cores mais vivas em luminárias e obras de arte onde o amarelo marca uma nota ensolarada na cartela bastante calma do ambiente social.
Tendo a sustentabilidade em mente, o projeto de marcenaria teve o grande desafio extra de aproveitar vários elementos de mobiliário do cliente, portas da antiga varanda e até mesmo o antigo piso da sala de estar do apartamento na composição dos novos armários, estantes e forração de paredes.
Fotos: Juliano Colodeti, do MCA Estúdio.
Deixar um comentário