Elementos naturais e rústicos criam um refúgio em São Paulo
31 out, 2023 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Cidade
Fotos: Evelyn Müller / Divulgação
Escritório: Si Saccab Arquitetura
Área: 275m²
Local: Vila Madalena, São Paulo
Ano: 2022
Pensando na sensação de aconchego que elementos naturais e rústicos podem trazer ao lar, a arquiteta Simone Saccab topou o desafio de transformar esse apê em São Paulo em um verdadeiro refúgio.
Os moradores, um casal jovem com dois filhos pequenos, adoram receber, e por isso queriam um layout que acomodasse muito bem família e amigos. Outra exigência foi que o apartamento todo fosse automatizado, um contraponto moderno ao estilo rústico que os clientes queriam, com bastante madeira e tons neutros, mas que certamente aumentou o conforto do apê.
“Desenvolvemos o projeto com a premissa da utilização de materiais que trouxessem a sensação de refúgio em São Paulo através de uma atmosfera leve, aconchegante e acolhedora. Para isso, fizemos uma busca super cuidadosa dos elementos que gostaríamos de utilizar: revestimentos, pedra natural, madeiras em várias formas, tecidos, tapetes e cores foram escolhidos caprichosamente para trazer essa sensação que os clientes tanto queriam.”
A arquiteta conta que o ponto de partida conceitual do projeto foi o uso da pedra natural no living, juntamente com o forro de madeira e uso de toras de madeira no ambiente. Esses materiais ajudaram a reforçar a sensação de refúgio e aconchego logo na entrada do apartamento.
O mobiliário contemporâneo se encaixa muito bem no conceito e no layout fluido dos ambientes, com cores neutras e leves que combinam com os detalhes em madeira. No forro da sala, um ripado de Cabreúva dourada toma o protagonismo. Nos brises e no mobiliário, toras de madeira pequiá, e para o painel de madeira na parede do gourmet, peroba rosa foi a madeira escolhida.
“A inspiração veio da natureza que nos desperta vários sentimentos e sensações. Desenvolvemos o projeto para provocar essas sensações nos usuários, criando ambientes agradáveis e explorando o sensorial através de materiais naturais, texturas, tons claros e terrosos.”
Para a cozinha, os clientes pediram um cinza escuro, e a arquiteta conseguiu conciliar esse pedido com o amadeirado no armário acima da bancada e a mesa de refeição, toques que trouxeram um ar mais rústico ao ambiente. Como revestimento, um frontão que imita aço corten em formato de tijolinho.
Já para a área íntima do apê, uma suíte master integrada ao terraço, com closet e um banheiro generoso para cada uma das duas partes do casal, além de uma suíte para cada filho e um home office.
“Podemos dizer que foi um projeto desafiador e bem surpreendente. O resultado – tanto para nós quanto para os clientes – superou as expectativas, pois conseguimos trazer tudo o que os clientes desejavam alinhado com nosso estilo.”
Deixar um comentário