Apartamento com elementos arquitetônicos evidenciados
29 set, 2021 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade
Fotos: André Mortatti/ Divulgação
Escritório: StudioLIM
Área: 140m²
Local: Jardins, São Paulo
Ano: 2021
Uma reforma que convertesse ao máximo as áreas de serviço e circulação em espaços de convivência e que evidenciasse os elementos arquitetônicos do apartamento. Esse foi o principal pedido de um cliente jovem e solteiro a dupla de arquitetos do StudioLIM para este projeto no bairro do Jardins, em São Paulo.
“O antigo apartamento nunca havia sido reformado, então sua planta era toda compartimentada e não tinha quase nada que pudesse ser aproveitado.”
Como o cliente queria um espaço para receber, uma reforma significativa foi necessária.
“Um dos três dormitórios foi integrado à sala. Também criamos uma cozinha social e auxiliar que podem ser separadas ou integradas por meio de uma porta de correr que fica atrás do painel de marcenaria. Ao abrir a cozinha com a sala, criamos uma ventilação que cruza todo apartamento, antes inexistente.”
Além disso, a área de TV do apartamento ganha destaque.
“Na área de televisão o espaço é setorizado pelo rebaixo de gesso. Ele é necessário para as instalações de climatização, e acaba diminuindo as proporções arquitetônicas do ambiente, o que cria uma atmosfera acolhedora. Outro ponto importante é que o sofá possui trilhos automatizados nos encostos que se adaptando conforme as necessidades do cliente.”
Vale ressaltar que o projeto se adaptou a determinados aspectos da estrutura antiga do imóvel.
“Ao integrar toda planta de um apartamento antigo muitas interferências acabam aparecendo , como as prumadas que atravessam o prédio. Então foi um grande desafio integrar esses elementos com a nova espacialidade dos ambientes, mas utilizamos as prumadas para desenvolver o projeto de iluminação em cima da mesa jantar. Além disso, utilizamos as vigas e os rebaixos de forro necessários para ar-condicionado como elementos decorativos.”
E os materiais e cores utilizadas foram igualmente importantes para a definição da estética do projeto.
“Acreditamos que a forma como um material encontra outro é tão importante quanto sua definição. Então optamos por uma base neutra com o uso do branco, concreto e madeira para destacar o mobiliário e as obras de arte. Dessa forma, foi impressa uma linguagem mais minimalista no apartamento, mas que evidenciou os elementos arquitetônicos de maneira decorativa.”
Fotos: André Mortatti/ Divulgação
Deixar um comentário