Do quarto de bebê à Casa dos sonhos: renovação completa de um apartamento em Niterói
23 out, 2024 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade
Fotos: MCA Estudio / Divulgação
Escritório: Ikeda Arquitetura
Área: 120m²
Local: Niterói, Rio de Janeiro
O casal já morava neste apartamento antigo de 120m2, em Niterói, Rio de Janeiro, quando engravidaram da Beatriz e decidiram chamar a arquiteta Gabriela Ikeda, do escritório Ikeda Arquitetura, para projetar o quarto da bebê, transformar o escritório em quarto de dormir para receber os dois filhos do casamento anterior do Guilherme e reformar os banheiros. Durante a elaboração do projeto, no entanto, o casal se empolgou e acabou optando por fazer uma reforma completa, de todos os cômodos, que ganharam ainda decoração integralmente nova.
Como a cliente já estava grávida quando decidiu fazer a reforma, tivemos apenas quatro meses para fazer e executar o projeto. Para acelerar o processo e finalizar a obra antes do nascimento da Beatriz, mantivemos a planta original, evitando, assim, grandes demolições.
No geral, a cliente queria um apartamento mais claro e, ao mesmo tempo, aconchegante, elegante e confortável. Para atingir este resultado, na sala, a arquiteta mesclou materiais naturais com texturas variadas, especialmente na sala, que foi ambientada com sofá em couro marrom, poltrona em tecido bouclê off white, tapete com trama artesanal de algodão e fibra e cortinas de linho. Para trazer a sensação de acolhimento, as paredes foram revestidas, de um lado, com painel de madeira bitado e, do lado oposto, com pedra bruta natural moledo.
No quesito “paleta de cores”, a arquiteta adotou uma base cromática composta por tons claros e sóbrios para evocar uma atmosfera calma e serena, cabendo à madeira o papel de deixar os ambientes mais acolhedores, enquanto o couro natural do sofá e das cadeiras imprime um toque de elegância. Por fim, o branco foi introduzido em alguns elementos – como marcenarias, serralherias, cortina, poltrona e tapete – para trazer leveza e clarear os espaços.
O quarto da bebê foi projetado para durar até a fase da adolescência. Por isso, os elementos que remetem ao universo infantil são facilmente substituídos e a marcenaria foi toda executada com acabamento em madeira, com destaque para os painéis que revestem paredes e teto e os móveis, que ganharam detalhes em palhinha natural. Outro destaque é o papel de parede com estampa florida concentrada próximo ao teto.
Deixar um comentário