Despojado e prático
11 ago, 2023 | Apartamentos, De 50 a 100 m2, Cidade
Fotos: Raiana Medina / Divulgação
Escritório: SketchLab Arquitetura
Área: 60m²
Local: Ipanema, Rio de Janeiro
Ano: 2022
Um apartamento prático e despojado com um quê de jovial. Esse era o desejo da arquiteta Luiza Mesquita para o seu primeiro apartamento, que virou realidade neste projeto assinado em conjunto com sua sócia Luana Bérgamo, do escritório SketchLab Arquitetura.
“Meus pais compraram dois apartamentos neste mesmo prédio onde minha mãe nasceu e foi criada – um para mim e outro para meu irmão, já com o intuito de manter nossa família sempre próxima, já que atualmente eles moram no prédio da frente. Como passei minha infância visitando minha avó no apartamento vizinho, meu primeiro apartamento é repleto de boas lembranças e memórias afetivas.”
A reforma foi completa e durou 12 meses, tempo que impressiona ao constatarmos que restou apenas uma única parede do apartamento original. As referências familiares sobre decoração e arquitetura tiveram influência no resultado final, com o acréscimo do estilo de Luiza em cada cantinho do apê.
“Minha mãe sempre prezou por ambientes não apenas bonitos, mas também funcionais, e carrego isso no meu modo de projetar até hoje. Não é à toa que a praticidade foi a palavra de ordem neste apartamento. Por outro lado, meus pais sempre foram muito básicos e sóbrios, então senti a necessidade de acrescentar cor e imprimir uma pegada mais jovem no meu primeiro apartamento.”
Autoral e despojado, o projeto mesca com maestria as novas escolhas da proprietária e arquiteta com suas lembranças afetivas.
“Posso dizer que o projeto é 50% careta e 50% jovem, pois, ao mesmo tempo em que eu quis trazer uma atmosfera contemporânea, pensei em como nós, arquitetos, estamos sempre em transição e queremos experimentar novas tendências.”
Apesar da atmosfera jovem, Luiza também pretende expandir a família no futuro, e por isso transformou um dos cômodos em quarto de bebê. Para ele, ainda conseguiu incluir um banheiro prático e funcional com dimensões mínimas, como explica:
“Sem dúvidas, o maior desafio deste projeto foi a criação do banheiro do quarto de bebê. Como não havia a infraestrutura necessária à criação de um banheiro completo e o vizinho do andar de baixo não permitiu nenhuma intervenção na laje dele, foi necessário utilizar um equipamento específico chamado Sanitrit, que fica alojado dentro da alvenaria, com acesso atrás da geladeira da cozinha, possibilitando assim a criação de áreas molhadas nessas condições.”
Deixar um comentário