Design orgânico e monocromático | CasaCor
11 nov, 2021 | Casas, Mostras, De 100 a 200 m2, Cidade, Praia

Fotos: Denilson Machado/Divulgação
Escritório: Melina Romano
Área: 160m²
Local: CasaCor São Paulo
Ano: 2021
Leveza, luz, respiro, descanso… Essas são as palavras que vêm à mente quando se conhece a Casa Alma, projeto de Melina Romano para a CasaCor São Paulo. Em parceria com a Duratex, a designer de interiores criou um ambiente claro e amplo, com soluções que traziam luz natural e muito design orgânico. Cada detalhe foi pensado para acentuar sensações de conforto e bem-estar.
Um dos destaques é a iluminação, que conta com produtos minimalistas da Luxion e com claraboias para receber luz natural. As brises em MDF da Duratex acompanham o design orgânico das claraboias, imprimindo sensação de acolhimento. “Queria tirar o aspecto rígido do revestimento e trazer fluidez ao material fazendo com que suas formas acompanhassem o sentido do ambiente”, explica Melina Romano.
A casa foi projetada com três diferentes espaços, cada um com um conceito único que visa promover uma verdadeira profusão sensorial. O primeiro espaço, Slowness, é a área social que convida os visitantes para contemplação. O ambiente foi inspirado em um dos pilares do Urban Zen, de Nova Iorque, onde a cultura e a tradição se conectam. Assim, o mobiliário foi escolhido cuidadosamente para unir peças brasileiras e internacionais.
As mesas de centro foram desenvolvidas pelo próprio escritório, em um trabalho colaborativo com a marca de design à mão Bravio Studios.”Nós queríamos ter umas mesinhas que trouxessem uma cara mais artesanal. Então convidei a Bravio que faz peças à mão, e finalizamos as mesas com um trabalho de envelhecimento para remeter a um aspecto mais desgastado mesmo. Essas peças serão lançadas para venda logo mais”, explica Melina Romano.
O home office está integrado ao Slowness, separado por uma cortina. O ambiente foi pensado como o ateliê de uma moradora perfumista, então os itens decorativos são frascos das fragrâncias que ela desenvolve. O resultado é um ambiente intimista, afetuoso e até mesmo um pouco mágico.
O segundo espaço é o Soulful, área de convívio da família e dos amigos. Para que o ambiente tenha uma atmosfera de descompressão, Melina Romano uniu a madeira do mobiliário com o verde das plantas e as pedras naturais incluídas na marcenaria. A bancada da cozinha traz Dekton no padrão Lunar, uma reinterpretação do cimento convencional inspirada pela estética industrial. O design orgânico está mais uma vez presente, mas dessa estimulando a interação entre as pessoas.
O último ambiente é a área íntima Well-Being, inspirado nas práticas de busca por saúde física e mental. A suíte se propõe a conectar o morador consigo mesmo e uma jornada de autoconhecimento. Em razão disso, a paisagista Aline Matsumoto priorizou o equilíbrio de plantas como musgos, galhos de amora, alho, entre outros.
No banheiro, o design orgânico está presente na bancada que recebe a cuba, na claraboia, e na banheira desenhada por Melina Romano. A peça é feita em monolítico e utiliza a mesma textura em todos revestimentos, seguindo até o chão, passando pelas paredes e subindo até o teto. Na Casa Alma, os detalhes são pensados cuidadosamente para trazer conforto e qualidade de vida, seja na relação com as pessoas ou na relação consigo mesmo.















Deixar um comentário